[ATRASO] Falta de planejamento retarda efeito do BI

Fonte:TIInside


Os projetos de business intelligence não são uma responsabilidade da área de TI, mas da direção de uma empresa.” Com essa afirmação, executivos ligados a empresas provedoras de soluções de business intelligence (BI) respondem à alta incidência de erros nas corporações frente à prioridade, por quase 10 anos consecutivos, segundo o Gartner, de investimentos em projetos de BI. 

A alta incidência de erros foi identificada no estudo global “The Business Impact of Big Data”, realizado pela Kelton Research a pedido da Avanade, joint venture entre a Microsoft e Accenture. Na pesquisa aplicada em 543 companhias de 17 países na América do Norte, Ásia Pacífico e na Europa, 46% das empresas dizem se apoiar em informações imprecisas ou desatualizadas quando estão decidindo novas estratégias.

 A pesquisa revela que o alto volume de dados está criando um grande desafio aos executivos. Mais de 56% dos “c-level” – gerentes e diretores de negócios, decisores de TI e líderes de unidades de negócios – afirmam sentir-se pressionados pelo volume de dados gerados pelas suas empresas. Muitos deles, inclusive, confessaram atrasar decisões importantes devido a necessidade de manuseio de grande volume de informações. “As empresas precisam desenvolver a cultura dos dados, na qual executivos, colaboradores e parceiros estratégicos sejam atores ativos na gestão e manuseio do ciclo de vida da informação”, diz Tyson Hartman, global chief technology officer da Avanade. “Isso fará com que as empresas consigam transformar dados em informações.” Dualidade Apesar da incômoda proliferação dos dados, os profissionais desejam ainda mais informação e querem também um ritmo de entrega acelerado. Um em cada três deles acredita que o acesso a um número maior de fontes poderia melhorar seu desempenho no trabalho, enquanto 61% diz querer acesso rápido aos dados. 

De acordo com a pesquisa, este desejo por mais dados e maior velocidade é impulsionado pela capacidade, ou ausência dela, das empresas se manterem alinhadas com as expectativas de seus clientes. “Nossa pesquisa confirma o que ouvimos dos clientes sobre os desafios no gerenciamento dos dados. Os executivos parecem estar segurando um acesso mais rápido aos dados como forma de ajudá-los a lidar com a sobrecarga de informação. Ao mesmo tempo em que a velocidade é importante, o contexto é absolutamente essencial para compreender o escopo completo dos dados e tomar decisões corretas na hora certa”, diz Hartman. 

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: