[NOVIDADE] Interadapt lança solução pioneira de BI para governança de TI

Fonte: Portal Nacional


A Interadapt, empresa líder em soluções de TI que agregam valor aos negócios, anuncia o desenvolvimento e início de comercialização de seu primeiro produto, denominado Interadapt-Cube, que configura uma solução inovadora de BI (Business Intelligence) para a governança de TI. Baseada na plataforma QlikView, a solução otimiza recursos e investimentos e contribui para a melhoria contínua dos processos de TI. Além disso, reduz o tempo e o custo de auditorias e torna muito mais ágil o processo de elaboração de relatório de métricas para reuniões de comitês executivos ou gerenciais. 


"O Interadapt-Cube foi desenvolvido para resolver um problema recorrente nas organizações, que é possibilitar aos gestores mensurar o que está acontecendo dentro de sua empresa, mais especificamente como está o conjunto de serviços de governança de TI", diz Eduardo Brito, diretor de tecnologia e serviços da Interadapt. "A solução propicia uma abordagem mais voltada para a gestão de processos e menos para a sua operação. Com ela, os executivos obtêm uma gestão mais estratégica por meio de métricas, os conhecidos dashboards,  aprimorando os seus processos de TI", ressalta Brito.

Desenvolvida em um modelo de gestão baseado em três perspectivas - executivas, gerenciais e operacionais - a solução possui funcionalidades de coleta, organização e análise de informações relacionadas a como melhor executar as ações dos processos de TI. Por meio de interfaces gráficas altamente intuitivas e flexíveis na forma de um "cockpit de gestão", a ferramenta apresenta métricas de alta relevância para a efetiva aplicação de um modelo objetivo de governança de TI, diferenciadas em três níveis, para atender os diferentes tipos de usuários.  

Destinada à gestão de serviços de TI, o Interadapt Cube possui 30 métricas altamente relevantes para a gestão de centrais de serviços (Service Desk), com medições de incidentes, requisições e problemas de níveis de serviços (SLAs, OLAs e contratos de apoio), todas utilizando como referência a biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library). A solução se integra ainda a diversas tecnologias nas áreas de ITSM, PPM (Project & Portfolio Management), ALC (Application Life-Cycle) e SEC (Information Security). 

Seu modelo baseado em perspectivas facilita o entendimento e o acompanhamento das métricas, propiciando análises rápidas para a identificação de pontos de melhorias. Utilizando conceitos de BSC (Balanced Score Card), o Interadapt Cube traduz de forma gráfica e com absoluta clareza as estratégias de negócios, por meio de um conjunto de medidas de desempenho. "Importante lembrar que este é um produto voltado para melhorias. A partir da identificação dos pontos fracos, de forma fácil e intuitiva, a idéia é aprimorá-los", enfatiza o executivo. Com este objetivo, a empresa planeja agregar serviços de consultoria de análise e inteligência de melhoria de indicadores de serviços de TI. 

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: