[SAP] Análise: SAP tenta facilitar uso do BI

Fonte: It Web


 Ferramentas de business intelligence (BI) estão, provavelmente, no topo das listas de aplicações complexas da maioria das pessoas. Mas um produto na modalidade software como serviço (SaaS, da sigla em inglês) desenvolvido pela SAP tenta fazer do BI algo um pouco mais usável.

BI OnDemand foi lançado pela fabricante alemã no início deste ano. Ele é essencialmente uma versão baseada na web de uma simples, mas eficiente, ferramenta de business intelligence que torna possível a análise de dados e traz isso em visualizações atrativas e dashboards.

Recentemente, eu tive a chance de operar o SAP Business Objects BI OnDemand e acho que pode ser uma adição bem-vinda a qualquer arsenal de BI. Ele foi pensado especialmente para produzir relatórios rápidos e análises de dados sem a necessidade de um grande produto de BI.

Em muitas formas, o BI OnDemand é descendente de velhas ferramentas online disponibilizadas pelo CrytalReports, que foi comprada pela SAP. Mas quando ela passa a uma interface baseada na web e contar também com capacidades gráficas, BI OnDemand vai muito além do velho site.

Quando testei o BI OnDemand, fui apresentado à opção para leitura de insights de dados para análise. As informações podem ser inseridas no site via upload em formato XLS, XLSX ou CSV. Uma vez feito o upload, comecei a trabalhar com os meus dados.

Não há nada que seja uma grande quebra de ruptura, mas achei o produto muito útil, tornando mais fácil o processo para criar relatórios rapidamente e gráfico que poderiam ser analisados e manipulados de diversas maneiras. Também achei muito simples de usar. Um novato pode até se intimidar, mas qualquer um com conhecimento básico de Excel e ferramentas simples de relatórios provavelmente manuseará o BI OnDemand facilmente.  
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: