[REFLITA] Business Intelligence e apoio a tomada de decisões

Caro, achei interessante este texto sobre as empresas que possuem e que ainda pensam em colocar um BI na sua empresa, leia é muito interessante.

Fonte: Administradores


Não é novidade que o aumento constante da competitividade entre as empresas nos diferentes segmentos de negócios tem exigido dessas uma busca frenética pela excelência em gestão, gerando inovações para se obter cada vez melhores resultados, em menos tempo e com menos recursos.

Nesse sentido, é crescente a demanda de informações confiáveis e sempre disponíveis, que possam sustentar ações rápidas e precisas, visto que, uma decisão equivocada ou não tomada no tempo certo, pode ocasionar grandes prejuízos aos negócios. Essa situação é o terreno fértil sobre o qual prosperam as diversas soluções de Business Intelligence (BI).


Uma solução de BI é um sistema de apoio a tomada de decisões e gestão de negócios através da sistemática coleta, organização, análise, compartilhamento e acompanhamento de informações e indicadores de desempenho (KPI - Key Performance Indicator).


Naturalmente, a adoção de uma solução desse tipo exige comprometimento da empresa como um todo e, em alguns casos, um considerável esforço inicial para definir metas, indicadores e regras de mensuração nunca antes consideradas (ou implementadas). Alguns pontos importantes a serem levados em conta ao se iniciar um projeto de Business Intelligence são:


  • Comprometimento da diretoria com o projeto;
  • Infra-estrutura tecnológica e recursos humanos adequados aos requisitos da solução escolhida;
  • Definição clara dos objetivos de negócios a serem contemplados no BI;
  • Definição dos indicadores de desempenho a serem acompanhados e de suas regras de mensuração;
  • Identificação das necessidades específicas de informação referentes a cada divisão/departamento;
  • Capacitação dos usuários para a utilização da solução e desenvolvimento do senso analítico.

A princípio, isso pode parecer assustador para muitas empresas por levá-las a pensar sobre alguns pontos que talvez nunca tenham considerado, mas esse esforço inicial logo se converte em inúmeros benefícios relacionados ao melhor conhecimento dos negócios e do seu mercado de atuação, assim como a decisões mais assertivas, baseadas em informações confiáveis e atualizadas.


Existem hoje diversas soluções com requisitos e valores distintos, voltadas para segmentos de negócios e empresas de todos os portes, o que torna um projeto de BI bastante acessível.


Uma boa ferramenta de Business Intelligence é uma grande aliada dos negócios quando corretamente implantada e utilizada, e pode significar um diferencial importante (ou mesmo um pré-requisito à sobrevivência) frente à concorrência e a um mercado em constante mutação.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: