[ENSINO] - Professores enfrentam problemas para ensinarBI, mostra estudo

Fonte: COMPUTERWORLD

Apesar do setor de BUSINESS INTELLIGENCE (BI, em inglês) ser um dos mais procurados no mundo do TI corporativo, professores de faculdades em todo o mundo enfrentam uma série de desafios no treinamento da nova geração de profissionais de BI, de acordo com um novo estudo.

A autora da pesquisa, Barbara Wixom, professora associada da Universidade de Virginia, recebeu respostas de 85 instituições internacionais. Wixom também é a diretora co-executiva do Teradata University Network, um portal de aprendizado patrocinado pela Teradata, que conta com participação de fabricantes como a Microstrategy.

O professor da Universidade do Estado de Arizona Mike Goul também participou do estudo. Segundo ele, existem problemas para encontrar dados de situações reais e não apenas teorias, para se certificar que os estudantes não “brinquem com problemas de mentira para entender que as coisas são complicadas”.

Além disso, os casos de estudo de BI geralmente oferecem uma boa visão geral dos objetivos do negócio, mas não trazem informações técnicas suficientes, já que as companhias preferem manter esses dados em segredo, afirma Goul.

Muitos estudantes de hoje evitam estudar ciências da computação porque “acham que é algo que será terceirizado”, completa Goul. “Uma das coisas interessantse de BI é que é fácil explicar para pais e estudantes que essa é uma habilidade que poderia ser classificada como commodity”.


Reportagem completa acesse: COMPUTERWORLD
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: