[EMPRESA] PENTAHO nova ferramenta de BI do SERPRO

Fonte: SERPRO

A Suíte Pentaho é composta por diversos módulos. Nesse primeiro momento, o Serpro implementou os módulos de relatórios, de ETL e de OLAP. A parte de mineração de dados e Geoprocessamento serão as próximas.
O Pentaho Open Source Business Intelligence é uma plataforma de código aberto, que permite buscar, tratar, analisar, monitorar, transformar e apresentar informações com independência e flexibilidade. A ferramenta gera relatórios, trabalha com cubos OLAP, cria indicadores para decisões gerenciais, dashboards, integração com georeferenciamento, mineração de dados e integração de aplicações.
O Pentaho é composto por um módulo central acoplado a um grande número de ferramentas que podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente para a construção de uma solução de BI. Entre elas, destacam-se: ETL, OLAP, Data Mining, Dashboards, Inbox. "É possível criar uma solução para um cliente utilizando o Pentaho e seu módulo de ETL, ou compor uma solução utilizando ETL combinado com geração de relatórios e dashboards, enviando mensagens por e-mail, disparando serviços automaticamente e outros", exemplifica o líder do projeto Pentaho no Serpro, Moisés Barreto.
Importância
Para Bruno Pacheco, gerente do projeto Pentaho no Serpro, uma solução de BI permite abrir um novo universo para o cliente, já que a ferramenta representa uma evolução natural já adotada pelo mercado. "Oferece ao cliente uma solução para refinar suas estratégias e táticas: De um simples relatório até informações gerenciais e dashboards dinâmicos do que acontece na empresa, passando por integração com aplicações, mineração de dados e outras facilidades", completa.
Outra vantagem da tecnologia é o sistema de auditoria, que identifica todas as ações de cada solução de BI, permitindo gerar relatórios detalhados e ágeis, o que torna o processo controlado e auditável.
Adoção
"Seguindo a orientação de adotar ferramentas livres, o Pentaho foi avaliado em diversas funcionalidades e se mostrou uma opção vantajosa. E por poder ser utilizado por toda a empresa, não apenas na construção de soluções para nossos clientes, podemos construir soluções destinadas desde a área de infra até a financeira", avalia o gerente do projeto.
Com a adoção da suíte Pentaho, a empresa passa a utilizar uma ferramenta livre para construir soluções de BI completas. Outra vantagem é a economia com licenças e a garantia de estar oferecendo aos clientes internos e externos um serviço de qualidade.
Tecnologia
A arquitetura do Pentaho é voltada pra web e construída em Java, sendo isso um de seus principais diferenciais. Moisés Barreto explica que o Pentaho executa em um servidor compatível com J2EE (Apache, Tomcat, Jboss AS, WebSphere, Oracle AS, e outros) e pode gerar XML, HTML. "O módulo central (J2EE Server) permite conexão com sistemas de monitoração através de SNMP/JMX, Web Services via SOAP/WSDL e alertas via RSS", acrescenta Barreto.
A ferramenta utiliza XPDL para definição dos processos em XML e os repositórios podem ser em MySql, FireBird Oracle, Postgre e outros. Já a segurança, é implementada por autenticação e autorização sobre objetos e páginas web (URLs), e listas de controle de acesso (ACLs).
Para Moisés, uma funcionalidade interessante do Pentaho é o mecanismo de SSO. "O Pentaho permite a customização de telas, relatórios, além de criar e publicar visões de negócio utilizando metadados. Essa funcionalidade faz uma 'tradução' do conteúdo de informações de fontes de dados para melhor entendimento do usuário", afirma.
Outro ponto importante, é que a Cetec está otimizando um driver JDBC, desenvolvido por um empregado do Serpro, que permite a extração de dados do banco Adabas.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 22 de março de 2010
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

3 comentários:

Unknown disse...

Me interessei sobre BI e procurei um pouco sobre BI na bahia e olha onde eu vim parar. Só podia mesmo.
Parabéns pelo Blog man, sucesso.

CONDOMINIO DOS SECURITARIOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CONDOMINIO DOS SECURITARIOS disse...

Gostaria que a plataforma pentaho fosse mais divulgada na Bahia, quase não vejo comentários sobre ela. Conheço pouco da ferramenta, porem achei muito interessante.


Parabens pelo Blog....