[ARTIGO] Como criar o meu primeiro projeto na área de dados


Sabemos que uma mudança de área na vida profissional não é algo simples ou rápido de ser realizada, muitas vezes temos temor de que algo possa sair errado e aquilo que estamos acostumados e garantidos possa sair dos "trilhos", trazendo um grande problema em nossas carreiras. Geralmente quem pensa assim, são aqueles profissionais que gostam da seguinte atitude "em time que se está ganhando, não se mexe", será?

Na área de dados isso não é diferente, a grande questão é identificar algo que se gosta de fazer, alinhando crescimento e remuneração compatíveis. Este temor é normal e comum, principalmente para profissionais com carreiras consolidadas que demoram a tomar esta decisão por contextos econômicos ou até pessoais. A percepção de que para avançar em determinada área especializada (ETL, Modelagem de Dados, Dashboard, dentre outras) necessariamente precisamos descer alguns degraus, causa preocupação e desistência, impactando em um futuro promissor e até mais respeitável que a posição atual que ocupamos.

Mas, sempre há caminhos para podermos virar o jogo. Para quem nunca fez projetos na área de dados, começar em grandes empresas é bem complicado, por isso, trago algumas dicas que percebi de alguns profissionais iniciantes:

- Crie projetos para organizações que são prioritariamente sem fins lucrativos, ofereça seus serviços como uma ajuda a mais, um "PLUS" profissional na área de dados, neste contexto para ONGs, instituições filantrópicas, diretórios acadêmicos, associação de moradores, dentre outros.

Se você mora em condomínio, crie um projeto de dados do seu prédio, garantia de melhora nas contas com as indicações de suas análises, irão render muitos momentos impactantes como se você estivesse vivenciando em grandes empresas.

- Ofereça seus serviços aos pequenos empreendimentos como farmácias, mercadinhos de bairro e até ao grupo de "pelada" de onde mora, quanto mais indivíduos souberem que você domina o assunto, mais rápido isso chegará em empresários e profissionais que reconhecerão o seu potencial trabalhando com dados.

Esta semana fui surpreendido com um pedido do conselho fiscal do meu condomínio, que precisava analisar os dados para ajustes nas contas e preparação de novas obras. Durante uma semana discuti como organizavam os dados e como eram aplicados os recursos do condomínio, e quais eram os principais problemas que não se obtinham respostas. 


Levantamento realizado, parti para limpeza e adequação dos dados e estabelecimento de ajustes com criação de diversos novos campos para identificar as necessidades ora antes não respondidas. Todo o processo de construção na área de Business Intelligence(BI) foi executado.


Resultado, o painel abaixo, bem simples, foi desenvolvido e implantado no condomínio, que conta com um BI de ponta a ponta.



Veja que a mudança pode ser gradativa e com cautela, mas que garanta que o seu sonho de tornar-se um profissional desta área não seja nunca esquecido e sim adequado a sua realidade do dia a dia, até que o chamado AFTER DAY chegue finalmente.


  Conheça o site de cupons dos cursos do prof. Grimaldo e obtenha descontos nos  + 100 cursos de dados

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

2 comentários:

KaioPxt disse...

Valeu pelo artigo, professor! Tenho acumulado muito conhecimento, mas ainda nao os apliquei num projeto. Qual foio a ferramenta utilizada para fazer esse dashboard do seu condominio? Power BI?

Abraço!

BI COM VATAPÁ disse...

Olá Kaio, exatamente, foi o Power BI, mas poderia ser qualquer outra, bons estudos.