[CRESCENDO SEMPRE] Mercado de US$ 421 bilhões, BI está na base de estratégias de negócio


Fonte: UOL




Em 2019, o mercado global de software corporativo terá um crescimento estimado de 8,4% sobre 2018, movimentando receitas da ordem de US$ 421 bilhões, segundo o Gartner. A consultoria indica que, dentre as soluções, terão destaque aplicações voltadas a dados, como Business Intelligence e Business Analytics, com ainda mais espaços para aquelas no formato software as-a-service (SaaS).



Já o IDC mostra que aplicações de análise de dados ganharão mercado este ano, ao lado de tecnologias como computação cognitiva e Inteligência Artificial (IA), alcançando uma expansão conjunta em torno de 50% só no mercado brasileiro.


Enquanto isso, CEOs de todo o mundo revelaram em pesquisa do Gartner que têm a tecnologia entre suas prioridades de investimento para incremento das estratégias de negócio.
Um caminho que pode ser alicerçado pela cultura de gestão voltada a dados, segundo analisa o especialista Douglas Scheibler, CEO da BIMachine, fabricante brasileira de soluções de Business Intelligence.
"O BI pode melhorar operações, processos, ambientes, gestão, trazer embasamento para decisões, alavancar resultados e ampliar market share. E estes são os ingredientes básicos do ganho de competitividade, que cabem para toda empresa", afirma o executivo.
Conceitos que serão levados a diversos locais do país ao longo deste ano, por meio de uma série de edições do vento BIMachine Moving. A abertura da temporada 2019 ocorrerá no dia 03/04, no Recife, e trará palestras sobre temas como "Gestão orientada a dados" e "Analytics e Mobilidade: a tendência e a realidade da gestão inteligente".
A programação contará, ainda, com cases que propiciarão ao público ver os resultados da aplicação do BI aos negócios na prática, além de proporcionar um debate real sobre os problemas de negócios mais comuns das empresas. Desta forma, os participantes participarão ativamente de uma reflexão sobre seus negócios, cultura de análise de dados e a melhor forma de aplicar uma gestão orientada a dados dentro da sua realidade.
O evento ocorre no The Plaza Center Recife (Rua General Joaquim Inácio, 830, Ilha do Leite, Recife - PE), das 8h às 11h30. O BIMachine Moving é uma realização da BIMachine. Em edições anteriores, o evento já reuniu mais de 500 participantes.

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: