[EXCEL] Excel no mundo do Big Data

Fonte: Olhar Digital



Parece que a Microsoft também vai se arriscar no mundo do Big Data. De acordo com informações do New York Times, a próxima versão do Excel - que faz parte do Office 2013 - é capaz de vasculhar uma grande quantidade de dados e gerar informações valiosas a partir deles. O programa de planilhas da Microsoft pode, por exemplo, digitalizar 12 milhões de posts no Twitter e criar gráficos para mostrar quais dos filmes indicados ao Oscar foi o mais comentado.

Apesar da novidade, a Microsoft não está sozinha entre as companhias que querem incluir Big Data em seus produtos. Este ano, a HP ainda deve mostrar impressoras que se conectam à internet e armazenam documentos, que posteriormente podem ser pequisados. E a IBM contratou mais de 400 matemáricos e estatísticos para aumentar sua oferta de softwares de análise de Big Data e serviço de consultoria. A Oracle e SAP, por sua vez, também têm se esforçado para oferecer melhorias neste segmento.

Segundo David Smith, analista do Gartner, as empresas precisam se focar neste tipo de tecnologia, já que tudo no mundo gera dados. "A Microsoft está presente em tantos mercado, com o Windows, Internet Explorer, Skype, Bing e outras coisas, que eles poderiam fazer muito. Analisar vastas quantidades de dados pode ser um grande negócio para eles", concluiu.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: