[AVANÇO] Big data e analytics podem dar novo impulso ao mercado financeiro



Fonte: Administradores


A recuperação dos efeitos da crise de 2008 tem sido um grande desafio para os bancos. O setor tem enfrentado grandes dificuldades para retomar o mesmo patamar de lucros do período anterior. Entre os principais problemas estão as baixas taxas de juros, instabilidade, regulações mais rígidas e, consequentemente, performance reduzida. Nesse cenário, saber utilizar bem big data e analytics é um fator crítico de sucesso e diferenciação que pode garantir resultados bem acima da média.
Os bancos que utilizam esses instrumentos podem conseguir novas, importantes e sólidas fontes de rendimentos. Isso é possível, por exemplo, por meio de ofertas personalizadas, cross-sell direcionado e melhorias no atendimento ao cliente. Em resumo, big data e analytics permitem uma visualização muito mais clara e objetiva do mercado e fornecem insights valiosos.
Você que é executivo de marketing na indústria financeira precisa conhecer a solução de análise preditiva da IBM. A solução permite que sua empresa reúna informações do público de fontes internas e externas e aplique a análise preditiva para determinar a oferta ideal para aquele cliente, no momento certo, em qualquer canal. Ou seja, a ferramenta fornece os dados das últimas compras feitas pelo cliente, por exemplo, para que você possa coletar insights desse cruzamento para prever quais serão suas próximas compras.

Principais funções

• Identifica e encontra os melhores consumidores para ações de marketing 
• Prevê consumidores propensos a “abandonar” e os retém 
• Maximiza o valor da “lifetime” do cliente através de up-sell e cross-sell personalizado 
• Contribui para entender e prever o que os clientes querem.
• Dá insights a partir dos dados dos clientes criando experiências personalizadas em tempo real, reduzindo custos, minimizando a rotatividade e aumentando a fidelidade do cliente 
• Agrupa dados para uma visão 360 do consumidor auxiliando na criação de perfis individuais
• Auxilia na efetividade de campanhas, indicando a hora e oferta certa para cada consumidor aumentando as taxas de conversão 
A IBM tem capacidades para democratizar informação e análise por toda sua organização, em tempo real e sem a necessidade de conhecimentos de programação de software.
Bancos que usam análise de dados para personalizar e priorizar as próximas ações ideais aumentam a taxa de resposta das ações de marketing em 300%. Conheça mais sobre a solução de análise preditiva e entenda melhor os seus clientes. 

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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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