Caro Leitor, entrevistamos o Consultor de Business Intelligence Josenildo Almeida, Mestrando em Administração pela UNIFACS, com especialização em Qualidade e Governança de TI pela Faculdade Ruy Barbosa e graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário da Bahia. Experiência como docente em Instituições de Ensino nos cursos de TI, desenvolvimento de sistemas para iniciativa pública e privada, além de governança de TI com foco em BI - Business Intelligence.
Josenildo é um craque da área e conhece muito bem o uso e especificações da ferramenta Qlikview e Qliksense.
O blog BI COM VATAPÁ fez uma entrevista sobre o que existe e como trabalhar com a ferramenta Qlikview e Qliksense da empresa Qlik. Veja como ficou:
1) O que compõe o ferramental da empresa Qlik
QlikView e Qlik Sense são os produtos da Qlik,
2) Quais as diferenças entre Qlikview e Qliksense
Basicamente, o Qlikview foca em aplicações de negócio mais estruturadas, com modelo de dados, layout e fórmulas pré-estabelecidos, criadas por desenvolvedores para atender as demandas do usuário final. Já o Qlik Sense é uma solução self-service para visualização e análises de dados que permite criar visualizações, dashboards e relatórios interativos sobre dados a partir de qualquer dispositivo digital de forma intuitiva, com foco em dar mais liberdade ao usuário final, permitindo criar suas próprias visões.
3) Quais funcionalidades compõem o QlikView e QlikSense
São inúmeras as funcionalidades do Qlikview, podendo destacar algumas mais importantes, como: associação de dados (múltiplas possibilidades de análise por padrão), dados em memória (muito mais rápido para fazer análises e gerar relatórios), múltiplas base de dados - consolidar informações de qualquer lugar ao mesmo tempo, como planilhas em excel e base ERP), criação de script para extração e transformação dos dados, funções estatísticas, desenvolvimento de layout com diversos objetos padrão da ferramenta, entre outros. O QlikSense é mais simples voltado para os usuário final. Por esta razão não possui todas as funções (script, gráficos) que o QlikView possui.
4) Como funciona o Qlikview na questão padrão de dados como fonte de entrada para a ferramenta? É necessário utilizar um formato específico?
O processo de extração é feita pela própria ferramenta. O Qlikview aceita múltiplas fontes de dados, como por exemplo:
•Arquivos texto com qualquer caractere separador de campos, por exemplo ponto e vírgula.
•O resultado de uma query feita com SQL, via OLE DB/ODBC
•Projetos QlikView previamente criados (arquivos .qvw).
•Arquivos de dados QlikView (qvd).
•QlikView Data Exchange (qvx).
•Arquivos Excel no padrão BIFF code.
•Tabelas HTML
•Arquivos XML
5) A carga dos dados na ferramenta Qlikview é parecida com o processo clássico do Data Warehouse: Staging, Dimensões e Fatos?
O Qlikview utiliza o modelo associativo, através da tecnologia patenteada AQL (Associative Query Logic) para associar dados enquanto as queries são feitas na estrutura de dados QlikView. Com esta tecnologia, elimina-se a necessidade de cubos de dados e de armazenagem de dados, substituindo a estrutura de cubo por uma estrutura de dados chamado nuvem de dados. A nuvem de dados não contém quaisquer dados pré-agregados ou consolidado, mas sim tabelas não redundantes e os mantém na memória. As consultas são criadas em tempo real e são executadas na nuvem de dados de dados na memória.
6) Possuo um Data Warehouse na minha empresa, o Qlikview possui a funcionalidade de ler estes dados conectando diretamente no meu servidor de DW?
É possível fazer a conexão aos principais bancos do mercado via OLE DB/ODBC.
7) Qual a tecnologia que o Qlikview utiliza: Cubos (Bancos MOLAP), in-memory, ROLAP ( bancos relacionais)?
O Qlikview trabalha com a tecnologia in memory.
8) Quais empresas utilizam o ferramental da Qlik
De acordo com relatório publicado em fevereiro de 2015 pela Gartner (líder mundial em pesquisas tecnológicas) - o relatório “O Quadrante Mágico para BI e Plataformas Analíticas” - o QlikView se encontra posicionado como líder de mercado em procura pelas empresas. À nível de mercado baiano, podemos citar empresas, como: Cenconsud, Clínica Delfin, SEBRAE e Nutricash, Hospital Jorge Valente, Hospital Aliança, entre outros.
9) Existem treinamentos EAD e Presenciais destas ferramentas?
Particularmente, desconheço a existência de treinamentos EAD. Já o presencial, é possível encontrar três modalidades distintas: básico/introdutório, intermediário e expert.
Contatos de Josenildo:
Josenildo Almeida
Consultor Business Intelligence - Projetos e Treinamentos em Qlikview
0 comentários:
Postar um comentário