Fonte: D3JS
A mineração de dados está presente desde os primórdios da humanidade, quando os egípcios buscavam identificar as formas de explicar o comportamento das marés, os períodos de seca e de chuvas, e a posição dos astros.
A definição do que seja Mineração de Dados está diretamente ligado à procura, descoberta, tentar encontrar algo além do óbvio, como o que os mineiros buscam dentro de cavernas na tentativa de encontrar o diamante perfeito (isso não é fácil). A definição clássica deste termo vem do pesquisador FAYYAD et al. (1996): “processo, não trivial, de extração de informações implícitas, previamente desconhecidas e potencialmente úteis, a partir dos dados armazenados em um banco de dados”, ou seja, buscar por informações em uma base de dados com os mais variados atributos e assuntos.
Isso tudo é para discutirmos que minerar dados é algo que deve ser estudado e praticado por diferentes meios. O uso dos algoritmos matemáticos e estatísticos é o mais comum, entretanto, devemos estar abertos a formas diferentes de encontrar padrões fora deste contexto tradicional.
Minerar visualmente os dados é uma maneira das mais eficientes e uma das grandes apostas das empresas, saímos do entendimento de que minera dados é apenas cientista de dados, estatísticos e matemáticos, indo para algo mais próximo do dia a dia das pessoas, evidente que os rigores matemáticos e estatísticos NUNCA deverão ficar de lado, tudo caminha com mãos dadas.
O site D3JS é uma destas gratas surpresas que através de javascript podem facilitar o uso da mineração visual de dados, veja como é variado o seu conjunto de exemplos:
BUBBLE CHART
SEQUENCES SUNBURTS
PATH CHART
Dica do nosso leitor Luis Porciúncula
0 comentários:
Postar um comentário