[MINERAÇÃO VISUAL] Data Mining com Gráficos



Fonte: D3JS



A mineração de dados está presente desde os primórdios da humanidade, quando os egípcios buscavam identificar as formas de explicar o comportamento das marés, os períodos de seca e de chuvas, e a posição dos astros.

A definição do que seja Mineração de Dados está diretamente ligado à procura, descoberta, tentar encontrar algo além do óbvio, como o que os mineiros buscam dentro de cavernas na tentativa de encontrar o diamante perfeito (isso não é fácil). A definição clássica deste termo vem do pesquisador FAYYAD et al. (1996):  “processo, não trivial, de extração de informações implícitas, previamente desconhecidas e potencialmente úteis, a partir dos dados armazenados em um banco de dados”, ou seja, buscar por informações em uma base de dados com os mais variados atributos e assuntos.

Isso tudo é para discutirmos que minerar dados é algo que deve ser estudado e praticado por diferentes meios. O uso dos algoritmos matemáticos e estatísticos é o mais comum, entretanto, devemos estar abertos a formas diferentes de encontrar padrões fora deste contexto tradicional.

Minerar visualmente os dados é uma maneira das mais eficientes e uma das grandes apostas das empresas, saímos do entendimento de que minera dados é apenas cientista de dados, estatísticos e matemáticos, indo para algo mais próximo do dia a dia das pessoas, evidente que os rigores matemáticos e estatísticos NUNCA deverão ficar de lado, tudo caminha com mãos dadas.

O site D3JS é uma destas gratas surpresas que através de javascript podem facilitar o uso da mineração visual de dados, veja como é variado o seu conjunto de exemplos:



BUBBLE CHART





SEQUENCES SUNBURTS



PATH CHART


Dica do nosso leitor Luis Porciúncula
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: