[2015] TOP 5 tendências para 2015

Fonte: Business.Leak

1. A MAIORIA DAS EMPRESAS VAI FALAR DO BIG DATA, MAS NÃO VAI COLOCÁ-LO EM PRÁTICA.

Existem oportunidades reais para que os negócios possam tirar proveito do Big Data. No entanto, na sua maioria, os departamentos de TI ainda não têm as competências ou o tempo para implementarem novas infraestruturas, já que têm que manter o elevado fluxo de trabalho. Grande parte dos líderes das empresas tem um parco conhecimento do que o Big Data consegue fazer pelas suas empresas. O que conhecem roda geralmente em torno do “aproveitamento do social media” como o principal objetivo. As organizações podem tirar partido das ferramentas de análise já existentes, ou dos conectores de social media. A integração do social media em analítica já existente é relativamente simples e pode revelar-se muito valiosa.
Não quer isto dizer que o Big Data não está na agenda. É necessário adquirir as competências e, se possível, a experiência. No entanto, as organizações não deverão “reformar” as suas tradicionais bases de dados relacionais ainda.

2. AS VISUALIZAÇÕES VÃO PERSUADIR – MAIS DO QUE INFORMAR.

Se o Big Data foi a buzzword de 2014, a visualização não ficou muito atrás. O problema é que muitas visualizações podem impedir a tomada de boas decisões. A razão tem a ver com o fato de serem em si muitas vezes tecnicamente desadequadas. Muitas das visualizações reduzem a informação mostrada de forma a “clarificar” algumas conclusões já encontradas. No entanto, isso pode efetivamente reduzir a conversação e a argumentação, diminuindo a nossa capacidade de chegarmos a uma verdade mais exata e útil à empresa.
A solução passa por evitar ferramentas que dispõem apenas de gráficos para apresentações ou para partilha. Devermos recorrer a ferramentas que sejam realmente interativas e exploratórias. Ninguém deve ser um “utilizador final”, ou seja, qualquer pessoa na empresa deve ser responsável por perspetivas diferente e abordagens importantes.

3. VAMOS CONTINUAR À PROCURA DO TELEFONE OU TABLET PERFEITO.

No fim de 2015, os developers e os administradores que pensavam ter resolvido os seus problemas através da implementação de uma só plataforma deverão quase de certeza ter de enfrentar novamente os mesmos problemas. A solução? Facultar aos utilizadores uma experiência adaptável. Quem sabe se os utilizadores vão estar a usar um iPad ou Android daqui a 12 meses? Em 2015, nas escolas dos EUA, e pela primeira vez, os Chromebooks Google vão ultrapassar os iPads da Apple. Com uma plataforma realmente adaptável, conseguimos desenvolver apenas uma vez e implementar para qualquer equipamento.

4. VAMOS FAZER MUITO TRABALHO NA EMPRESA, MESMO QUE OS NOSSOS DADOS ESTEJAM NA CLOUD.

Existem hoje variados tipos de infraestruturas e milhares de aplicações na cloud. É grande a probabilidade de estarmos já a criar alguma coisa numa destas maiores apps operacionais. Podemos mesmo estar a guardar dados na cloud sem termos grande noção desse acto. Mas temos ainda imensa informação dentro do perímetro da empresa, pelo que é necessário integrar esses dados com a informação de não uma, mas várias aplicações cloud. No entanto, em 2015 vamos continuar a guardar os dados na empresa para levar a cabo operações tradicionais: a limpeza, a modelação, a transformação ou a integração de dados. O back office vai continuar a ser o back office que conhecemos durante os próximos tempos.

5. OS GESTORES VÃO CONTINUAR A NÃO TER O CONHECIMENTO BÁSICO NECESSÁRIO PARA AS SUAS OPERAÇÕES DIÁRIAS.

É fácil deixarmo-nos entusiasmar com as mais recentes tecnologias. O Big Data, a Internet das Coisas, as análises preditivas – todos os temas são promissores. No entanto, olhe atentamente para a sua empresa, ou para o negócio dos seus clientes, para os sistemas dos seus fornecedores e parceiros. É grande a probabilidade de encontrar gestores que queiram informação com mais qualidade, mais precisa e em tempo útil sobre os elementos básicos do seu trabalho diário. É tentador almejar um profundo conhecimento que transforme os nossos negócios (e reputação). No entanto, continua a ser verdade que a análise de dados ou o suporte à decisão melhoram o negócio em grande parte ao melhorarem cada transação e cada decisão, um pouco de cada vez.
Nas palavras de Donald Farmer o objetivo é ainda “processar as encomendas com menos erros. Melhorar a eficiência dos processos de produção um passo de cada vez. Direcionar melhor os seus esforços de marketing. E acima de tudo, dotar os gestores do conhecimento para identificarem, planearem e controlarem estas pequenas alterações quotidianas. No fim de 2015, vai olhar para trás com satisfação”.

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: