[ESTUDO] Seis universidades passam a oferecer especialização em Big Data

Fonte: ComputerWorld

Seis grandes universidades do Brasil que possuem cursos voltados à tecnologia anunciam a abertura de cursos de graduação, pós-graduação e MBA totalmente direcionados à formação de especialistas em Big Data, uma das maiores e mais importantes tendências mundiais em diversos segmentos de mercado. 
Em uma parceria firmada com a IBM Brasil, a ESPM, Fundação Getulio Vargas (FGV), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de Taubaté (SP), Faculdade de Tecnologia FIAP e Faculdade BandTec passam a contar com materiais, workshops de capacitação de professores e licenças gratuitas para o uso de tecnologias de análise de dados exclusivas da IBM como parte do  conteúdo curricular de seus novos cursos.
Segundo informações do IDC Networking Tracker, o volume mundial de informações digitais alcançará 5,4 Zettabytes em 2014 – 1 zetta corresponde a 1 trilhão de gigabytes. Sabemos também que mais de 90% dos dados disponíveis no mundo foram gerados apenas nos últimos dois anos. 
“A demanda por profissionais que sabem lidar com este grande volume de informações e gerar valor para suas empresas é enorme e o mercado brasileiro está bem carente deste tipo de mão de obra. O nosso objetivo é formar profissionais que se destaquem e ingressem rapidamente nesse mercado”, comenta Marcela Vairo, gerente de Alianças da IBM Brasil. 
A parceria entre IBM e universidades faz parte de um programa mundial chamado “IBM Academic Initiative”, uma iniciativa de aprimoramento técnico e de acesso gratuito com o apoio de ferramentas, softwares IBM, equipamentos, materiais didáticos e incentivos às certificações. 
Destinado a professores, pesquisadores e membros acadêmicos de Instituições de Ensino de Nível Médio, Superior e Institutos de Pesquisa sem fins lucrativos, seu resultado impacta diretamente na formação de alunos das universidades, que saem capacitados, com habilidades sobre as mais recentes tecnologias demandadas pelo mercado, além de disputarem melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Veja a seguir os programas de cursos:  
 
ESPM
Curso: Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão
A graduação une aos conceitos tradicionais de Sistemas de Informação, os conhecimentos das áreas de comunicação, marketing e gestão para que o aluno desenvolva habilidades e possa atuar em diferentes setores, além das áreas de TI. 
Após os dois primeiros anos de curso, o estudante poderá complementar a sua formação com disciplinas nas seguintes trilhas de conhecimento: Gerenciamento de Games; Desenvolvimento de Aplicativos Web e Mobile; e Digital Business Intelligence.
Duração: 4 anos
Início: 2º semestre de 2014
Informações: http://bit.ly/QajZuX
 
Fundação Getulio Vargas – FGV
Curso: Especialização em Big Data Analytics 
Descrição: o curso mostrará, de forma teórica e prática, as principais tecnologias de Big Data & Analytics disponíveis nos principais softwares do mercado, ressaltando a importância de um profissional em análise de dados para o sucesso de uma aplicação.
Duração: 6 meses
Início: 21 de julho
Informações: http://bit.ly/1gbN8Bd
Por enquanto, o curso só é oferecido no Rio de Janeiro, mas há possibilidade de ser feito em São Paulo no futuro.
 
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Curso: Pós-graduação em Ciência de Dados (Big Data/Analytics) 
Descrição: o curso é focado em diferentes profissionais de TI e para aqueles que desejam trabalhar com análise de dados. O objetivo é proporcionar conhecimento para transformá-los em Chefe Executivo de Dados (CDO – Chief Data Officer)
Duração: 3 semestres
Início: Agosto de 2014
Informações: http://bit.ly/1wtXgLr
 
Universidade de Taubaté – UNITAU
Curso: Especialização em Gestão de Projetos Business Intelligence 
Descrição: o objetivo da especialização é unir técnicas e recursos de Business Intelligence, pesquisa, indústria, softwares específicos para Data Mining, entre outros, para fazer com que o profissional seja um especialista em análise de dados e gere insights para a empresa em que trabalha.
Duração: 1 ano e 8 meses
Início: Agosto de 2014
Informações: http://bit.ly/RPFMc6
 
Faculdade BandTec
Curso: Pós-graduação em Big Data & Analytics
Descrição: o curso propõe a tomada de decisão baseada em fatos, tendo os dados como prioridade para crescimento dos negócios e para a inovação. Os assuntos trabalhados serão: visões analítica, estratégica, de governança de dados, tecnológica e computacional, desenvolvimento de práticas de autogestão, engajamento e liderança.
Duração: 1 ano e 3 meses
Início: 13 de setembro
Informações: http://bit.ly/1kxOeZ6
 
Faculdade de Tecnologia FIAP
Curso: MBA em Big Data
Descrição: este MBA auxiliará os profissionais de tecnologia a modelar dados não-estruturados, gerenciar o armazenamento de dados estruturados e não-estruturados, explorar dados com visualizações de alto impacto, compreender implicações éticas e de segurança relacionadas ao uso do Big Data etc.
Duração: 1 ano
Início: Setembro / Outubro de 2014
Informações: http://bit.ly/SVsifN
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: