[ARTIGO] Uso do Business Intelligence na Educação a Distância (EAD)

Fonte: TI BAHIA

Caros, segue meu artigo publicado no site TI BAHIA.

É útil quando pensamos que as tecnologias da EAD, no decorrer dos anos, vêm proporcionando uma maior proximidade entre o professor e o aluno, através da evolução dos meios de comunicação convencionais e, no momento atual, através dos recursos disponíveis no ciberespaço[1]. As mudanças na base técnica da EAD permitem, e mesmo requerem, que os conceitos e processos utilizados em sala de aula tradicional para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem sejam redesenhados e rediscutidos nesta nova forma de ensino que se apresenta.
Com isso, o ambiente EAD vem possibilitando variados canais bidirecionais de comunicação entre os pares, denotando que a importância de avaliar fica ainda mais clara, pois, neste novo ambiente, as interfaces pelas quais se realizam as interações devem ser cuidadosamente concebidas e implementadas, sob uma perspectiva que integre a dimensão pedagógica e a dimensão técnica, de forma a proporcionar que interações entre professor e aluno sejam qualificadas, permitindo um constante conhecimento sobre o acompanhamento e direcionamento do processo, fazendo com que o aluno amplie sua autonomia em sua busca pelo conhecimento. Cabe às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) proporcionar conceitos e mecanismos que facilitem sobre o entendimento de como ocorre este processo de ensino-aprendizagem.
Desta maneira, foi construído o GESMOODLE - projeto que parte de uma premissa que é fundamentada na geração de indicadores que auxiliem professores/tutores no gerenciamento e acompanhamento da aprendizagem dos alunos neste ambiente: disponibilizados os indicadores sobre o percurso dos alunos e suas relações com os recursos, atividades e tutores no processo de acompanhamento da aprendizagem, o professor/tutor poderá ter informações para facilitar o desenvolvimento da avaliação no contexto de sua prática pedagógica. 
               O GESMOODLE foi desenvolvido a partir da ferramenta open source PENTAHO, uma iniciativa pioneira da comunidade de código aberto com a intenção de proporcionar ferramentas de Business Intelligence para que as organizações melhorem sua performance, eficiência e efetividade na gestão de informação. Com ele, poderão ser formalizados grupo de indicadores que abranjam as necessidades identificadas, além de outras, sendo estas ligadas a: cursos, grupo de usuários (turma), recursos/atividades, fórum, usuários (aluno e tutor). Isto leva a respostas de algumas questões, tais como:
·          Usuários/Quantidade que não estão cadastrados em nenhum curso.
·          Alunos/Quantidade que visitaram o curso, que estão online, que não fizeram o primeiro acesso. Quais alunos estão sem acessar o ambiente a “x” dias?
·          Quais tópicos do fórum foram mais acessados e os menos acessados?
·          Qual o tempo médio que os alunos demoram em cada página?
·          Qual o histórico das respostas de um aluno em uma determinada questão?
·          Quais as notas de um aluno em determinado questionário?
·          Quais as tentativas de respostas de um aluno em determinada questão?
·          Quais alunos seguem o índice padrão para acessar o material?
·          Quais alunos interagem mais entre si?
·          Qual mecanismo de comunicação é mais utilizado no ambiente?
·          Quais assuntos foram mais discutidos e por quais alunos? Quais os alunos que não discutem?
               Desta maneira, é possível evitar que os processos de tomada de decisão que os professores/tutores formulam a partir do sistema de aulas, caiam no descrédito interno e externo, e fazer com que suas consequências relativas aos dados sejam corrigidas em tempo, evitando, assim, exposição a riscos e falhas que impactem nas iniciativas de desenvolvimento dos projetos pedagógicos das instituições de ensino.
*Grimaldo Lopes de Oliveira é Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia e Coordenador da área de Informações Estratégicas da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia, além de ser o idealizador do blog BI com Vatapá.





[1] É o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial de computadores. O termo especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo (LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 2000, p.17, (Coleção Trans).)

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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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