[LABORATÓRIO] Joinville tem laboratório de dados


Fonte: Baguete


Inovaparq, parque tecnológico de Joinville, junto com condomínio empresarial Perini Business Park e o Instituto Miguel Abuab, iniciativa de promoção a inovação ligada ao fundador da Neogrid, lançaram um Laboratório de Mineração de Dados em Joinville.
O objetivo da criação deste empreendimento é desenvolver atividades de coleta e análise em bases de dados públicas e privadas que possam ser úteis para as atividades empresariais das empresas da região norte catarinense. 
A tecnologia utilizada será da Tableau, por meio da parceira Lovedata, representante da multinacional de software de análise de dados para sul, sudeste e centro-oeste do Brasil sediada em Joinville.
Marcelo de Borba, gerente administrativo do Inovaparq, concebeu o projeto e execução inicial. A ideia é que no futuro uma equipe de pesquisadores e Lovedata deem continuidade às atividades.
O Laboratório de Mineração de Dados é um dos primeiros exemplos de colaboração entre o  Inovaparq e Perini Business Park, que no final do ano passado fecharam um acordo para atrair novos empreendimentos de tecnologia pela cidade catarinense.
As duas instituições lançaram um edital de chamada para cerca de vinte novas empresas nacionais e internacionais, oferecendo espaços dentro do condomínio Perini e apoio para pesquisa e inovação fornecido pelo Inovaparq.
A Inovaparq é mantido pela Fundação Educacional da Região de Joinville (Furj) e gerenciado por duas instituições de ensino: Universidade da Região de Joinville (Univille) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Hoje o parque tem 20 empresas instaladas, boa parte delas da área de TI, incluindo nomes como Sonda IT e CITS. Outras 24 empresas não estão no local, mas tem convênios de pesquisa, grupo que inclui Buscapé, Euax e Embraco
O Perini afirma ser o maior condomínio industrial multissetorial do Brasil, com 2,8 milhões de metros quadrados, nos quais estão construídos apenas 260 mil. O local fica em um dos acessos de Joinville, com uma área de preservação ambiental de 600 mil metros quadrados.
Há mais de 100 empresas instaladas no condomínio industrial, a maioria indústrias como Siemens, Buhler, SEW, AllFlex, Brenntag Química e Whirlpool.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: