No começo de 2013 a agência de pesquisas americana Ovum anunciou: 2013 é
o ano do Business Intelligence móvel. Motivos para acreditar nesta
previsão não faltam. Em outubro de 2012, a Nucleus Research previu que a
adoção do BI móvel iria duplicar este ano. A Forrester Research também
chegou a resultado parecido, afirmando que o BI móvel estaria entre as
prioridades das empresas em 2013. Sua última pesquisa afirma que 24% das
empresas já utilizam soluções móveis de Business Intelligence.
Quem já teve acesso a uma solução de BI móvel sabe o quanto ela pode
ser fascinante e, ao mesmo tempo, viciante. Digo isso por experiência
própria. Depois que você tem acesso a dados, grids, relatórios, gráficos
e pesquisas sobre a sua empresa e o seu mercado de atuação em qualquer
lugar, fica impossível esperar até chegar ao escritório para conferir
alguma informação.
A mobilidade é uma realidade cada vez mais presente em todos os
segmentos de mercado. Os aplicativos móveis são prova disso. De pegar um
táxi a conferir seus rendimentos no banco ou reservar uma mesa no
restaurante: tudo está na palma da mão com um simples toque no
aplicativo. No estudo “Uso de Meios de Comunicação em Telas Múltiplas”, a
Nielsen afirma que 36% da população já possui um smartphone. Além
disso, o número de “celulares inteligentes” vendidos aumentou quinze
vezes em apenas um ano, de 2010 a 2011. A venda de tablets também
apresentou um crescimento vertiginoso: no mesmo período foi registrado
um crescimento de incríveis 70%.
O mundo dos negócios não poderia ficar de fora. Os insights não têm
hora nem local para acontecer, por isso poder cruzar dados direto do seu
smartphone ou tablet é essencial. Segundo dados do Instituto Gartner,
um terço das empresas terá acesso a ferramentas de BI através de seus
dispositivos móveis em 2013.
No começo dos anos 90 era preciso explicar para as pessoas a
importância de se ter internet. Hoje o acesso a web é algo básico, que
não necessita de explicações. Com dispositivos móveis cada vez mais
modernos – e a promessa de uma rede móvel de transmissão de dados ainda
mais rápida e confiável – o BI móvel chegará, em breve, ao estágio de
ferramenta habitual de trabalho. Você não encontrará mais artigos
explicando como o Business Intelligence móvel pode ser útil, pois ele
será algo recorrente nas organizações. No seu relatório “Trends to Watch
2013”, a Ovum apresenta a seguinte posição: “Mobilidade de decisões não
é mais algo legal de se ter, mas sim uma vantagem competitiva, um
diferencial para as organizações.”
Uma empresa verdadeiramente competitiva precisa estar preparada para
tomar decisões estratégicas em qualquer lugar, a qualquer momento. E é
justamente essa a função do BI móvel: mais do que ter acesso ao banco de
dados de sua empresa, o empresário tem disponível dados de diferentes
fontes e consegue cruzá-los de modo a chegar a decisões assertivas. Ele
pode cruzar informações da sua empresa com a região onde ele se
encontra, seus concorrentes de mercado, e muito mais. Ter um sistema
disponível a qualquer momento permite que sempre seja tomada a melhor
solução para o seu negócio. A realidade do mercado hoje é estar 100%
conectado.
Um grande fabricante de ERP revelou alguns dados interessantes no seu
último estudo, intitulado “Enterprise Mobility Benchmarking”. O
relatório demonstra que empresas com práticas mais maduras de mobilidade
têm um crescimento de receita em média três vezes maior (10,8%) em
comparação ao mercado em geral (3,4%). Esses dados demonstram o poder
que a mobilidade tem.
É claro que para falar em mobilidade, temos que pensar também em redes
de comunicação de dados. E o cenário brasileiro é bastante positivo. Com
a vinda de grandes eventos para o nosso país, como a Copa do Mundo e os
Jogos Olímpicos, a rede de dados 4G obrigatoriamente terá que estar em
pleno funcionamento. Algumas empresas de telefonia móvel já estão
testando sua rede 4G em algumas cidades, como São Paulo, Campos do
Jordão, Búzios, Recife e Paraty. Imagine quando o 4G não for mais
restrito a algumas pessoas, e sim algo a qual toda a população terá
acesso. O Business Intelligence móvel só tende a crescer com esse
cenário. Imagine as possibilidades para sua empresa.
* Por Marcos Abellón, diretor geral da W5 Solutions – empresa especializada em soluções de Business Intelligence.
0 comentários:
Postar um comentário