[PASSOS] Business Intelligence: 9 maneiras de obter mais valor em 2018



Fonte: CIO




Para muitas organizações, "inteligência de negócios" traz à mente dados estatísticos simples em relatórios complicados e datados. Mas, sob a superfície maçante do BI, há informações interessantes - especialmente para aqueles que estão dispostos a renovar sua estratégia de inteligência de negócios para enfrentar os tipos de questões que as organizações avançadas já estão abordando com o BI moderno.
Se você está procurando implementar uma nova ferramenta de BI ou obter mais valor de sua configuração de BI atual, você encontrará algumas ideias promissoras aqui. Contamos como as empresas estão usando o BI para melhorar o atendimento ao cliente, a produtividade dos funcionários, o crescimento da receita e mais .

1. Use BI em tempo real em seus serviços voltados para o cliente
Os clientes desejam as informações mais recentes, especialmente para o que eles consideram sistemas e processos de missão crítica. Então, por que não injetar um pouco de BI em tempo real em seus serviços?
A Rackspace, uma empresa de hospedagem na web, fez exatamente isso. "Para permitir o uso de dados e análises em tempo real, a Rackspace se afastou do fornecimento de dados obsoletos (ou seja, dados com mais de 24 horas), sejam eles operacionais ou dados de utilização de recursos do servidor. Ao longo dos últimos anos, o menor custo de processamento de energia e a disponibilidade de mais ferramentas no mercado tornou mais fácil a construção de um business case para análise em tempo real e tomada de decisões empresariais", explica Gina Murphy, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de serviços de aplicativos da Rackspace.
O comentário de Murphy mostra que o uso de BI não está mais limitado aos usuários corporativos internos. Na verdade, os dados de BI em sistemas estão gradualmente se tornando uma parte vital da proposição de valor. Se a sua unidade de TI procura por uma maneira de agregar mais valor ao negócio, esse desenvolvimento da Rackspace sugere uma abordagem promissora. Incorpore o BI em relatórios e  produtos voltados para o cliente.

2. Inclua dados não estruturados na análise
Durante anos, os dados não estruturados foram uma causa perdida. Não havia nenhuma maneira eficiente de passar por essa informação, especialmente quando os dados financeiros estruturados eram fáceis de usar. A seguradora Aflac iniciou um novo programa para extrair esses dados.
"A Aflac adquiriu o Hadoop Appliance como parte de seu plano de transformação. Queremos utilizar o Hadoop porque fornece os recursos de BI para processar e manipular dados não estruturados. Esta tecnologia é nova para a Aflac e fornece a capacidade de fazer referência cruzada com muitos pontos de dados", comenta Julia Davis, vice-presidente sênior e CIO da empresa.

3. Melhore o desempenho dos funcionários através do BIComo gerente, muitas vezes pode ser difícil decidir qual dos seus relatórios diretos precisa da ajuda mais rápida. As ferramentas de inteligência de negócios podem apontar você na direção certa, como aconteceu com a empresa de marketing e serviços digitais Clearlink.
"Na Clearlink, temos centenas de agentes de vendas que atendem chamadas recebidas para aquisição de vários serviços domésticos. Como gerente, saber quais agentes podem precisar de ajuda imediata, quando todos precisarem de ajuda, é um verdadeiro desafio. Um simples relatório em tempo real que extraia o tipo de chamada, a pessoa que leva a chamada e o valor previsto dessa chamada simplifica esse problema", diz Landon Starr, vice-presidente de ciência de dados da Clearlink.
O melhor desempenho dos funcionários através do BI também se aplica ao setor de armazenagem.
"Desenvolvemos recentemente um relatório de pedidos onde trazemos dados do sistema de gerenciamento de armazém e do relógio para classificar os funcionários diariamente com base em seu desempenho. Esses dados ajudaram o gerenciamento a juntar todos esses fatores e recompensar os melhores desempenhos sem o incômodo de construir os relatórios. Nós também planejamos introduzir a gamificação para a equipe do armazém ", diz Joe Beydoun, diretor de estratégia de BI da Lipari Foods.
Esta abordagem mostra que a inteligência de negócios pode ser uma ferramenta pró-ativa, em vez de um registro histórico de desempenho passado.

4. Corte o tempo desperdiçado no trabalho com dadosEm qualquer organização grande, um fechamento de M6es ou de trimestre é marcado por analistas que recorrem aos arquivos do Excel. É uma prática tão comum que você não pensa que é um problema. E o problema pode estar na coleta e estruturação dos dados. Felizmente, as ferramentas de BI surgem para ajudar com isso.
"Estamos rastreando rentabilidade de clientes e produtos em uma ferramenta de análise da Sisense que é atualizada diariamente agora. No passado, este relatório só estava disponível mensalmente porque demorava várias horas para reunir os dados e validá-los. Agora, esse tempo de preparação foi eliminado e podemos rastrear rapidamente a rentabilidade e identificar tendências positivas ou negativas em tempo real, em uma base mensal ", explica Mark Hopkins, CIO da Skullcandy.

5. Melhore o serviço ao clienteNo mundo online, um cliente irritado não fica quieto por muito tempo. Um problema que pode ser ampliado através das mídias sociais. Se a insatisfação do cliente pode ser detectada no início, o problema pode ser abordado antes de se espalhar amplamente.
"Estamos usando análises para ajudar a determinar os benefícios de investir em melhorias de produtos, observando nossas reivindicações de garantia", diz Hopcash. "Estamos analisando as descrições de texto dos problemas para destacar os problemas que nossos clientes estão relatando e determinar a freqüência de ocorrência. Além disso, também estamos extraindo os dados de avaliações para descobrir o que nossos consumidores gostam sobre nossos produtos e o que eles querem que nós melhoremos e como nos comparamos com nossos concorrentes ".
Ao abordar questões de serviço, como reivindicações de garantia, não se esqueça de consultar a área financeira para análise custo-benefício. Assumir uma perda de curto prazo para tornar o cliente feliz pode resultar em mais pedidos no futuro. A TI pode agregar valor a essas discussões, avaliando a qualidade dos dados e criando ferramentas de BI fáceis de serem acessadas por usuários finais, especialmente aquelas que podem incorporar análises de sentimentos das tendências de mídia social em torno de sua marca.

6. Preveja novos fluxos de receitaA Receita Previsível da Aaron Ross tornou-se um best-seller rápido entre os interessados ​​em vendas de tecnologia. Ross se concentra no que os vendedores e seus gerentes podem fazer para melhorar a previsibilidade das receitas. A TI pode dar uma dica aqui e fornecer ferramentas de BI para auxiliar nas decisões de vendas, como quais clientes devem ser aceitos.
"Desenvolvemos uma calculadora de previsão de receita para FanHero, uma empresa que cria aplicativos móveis para celebridades e influenciadores. A calculadora aborda um dos principais desafios da empresa: a capacidade de prever quantos usuários e quanto valor líquido uma celebridade poderia trazer para a empresa ", diz Humberto Farias, CEO da Concepta. "Nenhum indivíduo pode processar todos os dados necessários para ter uma boa estimativa da quantidade de receita do que cada consumidor produziria. As fontes de dados incluem as estatísticas das mídias sociais (gostos, seguidores, taxa de crescimento), taxas de crescimento vertical, custos de infraestrutura fixos e variáveis ​​e dados históricos dos aplicativos lançados ".
O aplicativo também inclui suporte para a análise "e se". Se um prospeto alcançou uma maior mídia social, eles poderiam ser uma prioridade maior para a empresa. Farias diz que o aplicativo está no "estágio alfa", então é muito cedo para determinar seu impacto.

7. Automatize orçamentos e previsõesNa gestão financeira, substituir planilhas por ferramentas especializadas pode fazer uma grande diferença.

"Nós estávamos constantemente usando nosso espelho retrovisor para tomar decisões sobre o futuro da empresa", diz Christy Hrencher, diretora de marketing da Nextep. Para resolver este problema, a Nextep voltou-se para o Adaptive Insights, uma ferramenta de planejamento e orçamento. "A Adaptive nos deu a capacidade de envolver toda a equipe de liderança no processo de orçamento. Agora, temos uma ferramenta que deu a todos a capacidade de ver onde eles estão contra objetivos em tempo real. Já não usamos planilhas. Conseguimos automatizar nosso processo de previsão e orçamento, e os dados estão disponíveis a qualquer momento ".

8. Incorpore BI em outras plataformasHistoricamente, as ferramentas de BI exigiam conhecimentos e aplicações especializadas. Como resultado, os departamentos de TI eram tradicionalmente responsáveis ​​pela BI. Isso pode estar começando a mudar não só com BI de auto-atendimento, mas com a capacidade de incorporar BI diretamente em outras plataformas, como o uso que a Clearlink faz das ferramentas da Sisense.
"Porque pudemos incorporar o BI, pudemos construir qualquer número de aplicativos da Web, e pudemos usar essa estrutura de BI e velocidade de desenvolvimento de relatórios para conectar widgets a qualquer um de nossos aplicativos domésticos", diz Starr.
Com mais trabalho de BI descarregado em linhas de negócios, a TI pode agregar valor ao se concentrar em análises preditivas , que atualmente possuem poucos aplicativos comprovados fora das áreas de vendas e marketing. Alternativamente, as unidades de TI podem assumir a função de consultoria interna onde ajudam outras unidades de negócios a encontrar oportunidades para usar o BI ou incorporar as capacidades de BI mais amplamente.

9. Desloque a ênfase para a análiseEste ano, muitos profissionais ainda precisarão gastar muito tempo na coleta de dados. A cada hora dedicada à coleta de dados, os profissionais perdem capacidade para extrair informações. No departamento de finanças, esse problema de coleta de dados versus análise é particularmente agudo, uma vez que as finanças devem funcionar em prazos apertados.

Para resolver esta questão, o gerenciamento da Rackspace decidiu ajudar sua equipe de finanças com a adoção de novas ferramentas de Business Intelligence. "O BI criou um ambiente que contém os dados que uma equipe de finanças precisa com todas as regras e cálculos necessários. Isso permitiu aos usuários de finanças gastar mais de 90% do tempo na análise de dados em vez de na coleta", explica Murphy.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: