[CHEGOU] Análise de dados: a nova era da gestão



Fonte: ITForum365




Tanto nossa vida pessoal, como a profissional, passa hoje pelo que chamamos de uma verdadeira revolução tecnológica, na qual todas as nossas atividades passam por inovações.
Nas empresas, a transformação digital chegou fazendo mudanças no dia a dia de todas as áreas. Diversos processos mecânicos, e que não agregavam valor ao trabalho, foram substituídos por sistemas automatizados.
E uma das ferramentas mais utilizadas são as de análise de dados. O Data Analytics permite que um grande volume de dados (estruturados ou não) seja analisado. Essas informações podem ser provindas de diversas fontes, ferramentas de BI, relatórios, indicadores, mídias sociais, pesquisas de satisfação, entre outros.
A utilização da análise de dados
As vantagens da utilização dessas ferramentas podem ser percebidas em diversos setores de uma empresa. A combinação de dados pode facilitar o setor de compras, ou de gestão de cadeias de suprimentos, análise da concorrência e até no desenvolvimento de novos produtos/serviços.
Mas, sua maior utilização acaba sempre desembocando em um ponto crucial para qualquer empresa: os clientes. A análise de dados torna possível o melhor conhecimento sobre os hábitos e expectativas dos clientes.
Por exemplo, bancos podem cruzar dados de movimentações de contas dos clientes com os hábitos de consumo e até estilo de vida de cada um, chegando assim a um resultado dos melhores serviços para oferecer para cada cliente.
O comércio também pode aproveitar o uso de análise de dados para aprimorar o atendimento aos seus clientes. Por exemplo, com o cadastro dos clientes é possível saber o perfil dos consumidores loja por loja, e assim realocar profissionais especializados a lidar com determinado tipo de público.
Como a gestão é transformada
Com todas as funções transformadas, é de se pensar que a gestão também seja feita de forma diferente. Hoje, é preciso muito mais do que faculdade e experiência apenas com gestão. Estar familiarizado com a tecnologia tornou-se questão essencial. A utilização de soluções de analytics deve ser implantada como ferramenta de apoio a gestão.
O uso da interpretação de dados aliados a novas estratégias faz com que a empresa ganhe nova forma, além de permitir melhor avaliação sobre as tendências de mercado, e dessa forma se antecipar frente à concorrência, em mundo que se mostra cada dia mais exigente.
Tudo isso acontece, pois os dados coletados e analisados são de fontes confiáveis e trazem para os gestores informações embasadas para tomada de decisão. Mas, vale ressaltar que: nada acontece se os executivos não souberem interpretar de forma correta o que chega até eles.
Além disso, dentro das organizações, os gestores assumem um papel de implementar essa tecnologia entre os demais colaboradores da empresa. Para que assim sua utilização seja maximizada. Líderes assumem daqui para frente a função de fazer com que inovações facilitadoras sejam utilizadas por todos, potencializando ainda mais os resultados das empresas.
Concluindo
É importante ressaltar que não devemos minimizar as tarefas dos gestores e pontuar que daqui para frente são apenas interpretadores de dados. Apesar de essa ter se tornado uma parte importante do seu cotidiano, diversas outras atividades são atribuições da gestão empresarial.
Soluções de Data Analytics chegam para otimizar as atividades da empresa em diversos aspectos e por isso cada dia mais está se tornando indispensável para as organizações. Sendo assim, é importante que as informações extraídas a partir desses dados sejam utilizadas da melhor forma, por todos os colaboradores e principalmente os gestores, responsáveis por traçar a estratégia empresarial.
*Lucio Matos é CEO da FinanceIT
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: