[ANALYTICS] Ferramenta assustadora revela como o AI do Facebook acompanha e estuda a sua atividade



Fonte: ZoomTech




Você já se perguntou como o Facebook coleta todos os dados que tem para alimentá-lo com o conteúdo que presume que você vai gostar e mantê-lo voltar para mais? Bem, agora há um aplicativo que pode responder a essas perguntas.
Disponível gratuitamente, Data Selfie é uma extensão de fonte aberta do Google Chrome que ajuda você a descobrir como os algoritmos de aprendizado de máquina rastreiam e processam sua atividade no Facebook e obtêm informações sobre sua personalidade e hábitos.

Para fazer isso, a extensão nifty monitora suas interações do Facebook para padrões e, em seguida, crunches os dados coletados em relatórios perspicazes.
Data Selfie essencialmente acompanha sua atividade – o que você olha, quanto tempo você olha para ela, o que você gosta, o que você clica e o que você digita – e aplica algoritmos de processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina da IBM Watson e da Universidade de Cambridge para Transformar esses dados em insight.
A extensão vem com um dashboard prático que mostra sua atividade agregada do Facebook em uma linha do tempo, convenientemente quebrada com codificação de cores para destacar aspectos diferentes sobre o uso de dados.
Além disso, o painel de dados do Selfie também inclui insights sobre quais postagens você gastou mais tempo – tanto para amigos e páginas gostou. De uma maneira assustadoramente fascinante, a extensão também usa análise preditiva para adivinhar coisas como suas afiliações políticas, bem como compras e preferências de nutrição.
Para evitar que indivíduos mal intencionados obtenham as informações coletadas sobre você, o Data Selfe mantém seus dados localmente – somente em sua própria máquina – e nunca armazena nada em servidores externos.
Como parte de sua iniciativa para promover a transparência na Internet, o criador Data X tornou o código para Data Selfie disponível no GitHubPara desenvolvedores curiosos para ler. Dirija-se a este repositório para obter mais detalhes.
Comece a aprender como os algoritmos do Facebook coletam e interpretam seus padrões de atividade e obtenha o Data Selfie da Chrome Web Store aqui.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: