[NOVO] Locaweb Corp lança primeiro serviço de Big Data no Brasil



Fonte: CRYPTOID




Big Data é o termo utilizado para designar o imenso volume de informações que impactam uma empresa em seu dia a dia. Compreendê-lo proporciona inúmeros benefícios, mas implementar a infraestrutura necessária para isso exige altos investimentos. Contudo, esta é uma barreira que a Locaweb Corp pretende derrubar com o lançamento de sua solução de Big Data, voltada ao público corporativo de médias e grandes empresas brasileiras.
O novo produto é resultado da parceria da unidade corporativa com a Intel, que fornece a Cloudera como plataforma para a entrega dos serviços, e a Semantix, que com sua experiência em Big Data, agrega sua consultoria (Data Scientist) ao pacote.
“À medida que o mundo fica mais inteligente e conectado, o volume de dados que pessoas e empresas geram diariamente se multiplica, e com isso multiplicam-se também as possibilidades que o Big Data traz para as empresas”, diz Maurício Ruiz, diretor geral da Intel Brasil. “A análise de grandes volumes de dados em tempo real é capaz de antecipar tendências e gerar inteligência para ações efetivas que melhoram o relacionamento com clientes e consequentemente impactam nos negócios”, avalia.
Segundo Everson Todoroki, gerente de produtos da Locaweb Corp, houve um longo período de testes de infraestrutura sendo que o primeiro piloto do serviço de Big Data foi feito internamente com a área de segurança da Cia. Com os dados de tentativas de inovações aos servidores dos clientes de hospedagem que poderiam gerar paradas críticas no serviços dos clientes, foi possível reunir informações suficientes para gerar um plano de prevenção de incidentes e antecipação de alertas sobre vulnerabilidades.
Por ser comercializada como um serviço, modelo inédito no mercado, toda a infraestrutura, software e gerenciamento da plataforma estão sob a responsabilidade da Locaweb Corp.
Isso retira do usuário final a necessidade de arcar com os pesados custos de instalação, operação e manutenção que um serviço de Big Data possui. Para o cliente, a única preocupação é o manuseio dos dados que serão utilizados pela plataforma e a transferência deles ao sistema pode ser feita pelo envio “on-line”, com o uso de VPN ou link dedicado, ou por meios “off-line”, através de unidades de armazenamento externo.
De acordo com pesquisa da IDC (International Data Corporation), divulgada no começo deste ano, o investimento global em Big Data alcançará o valor de US$ 187 bilhões em 2019, representando um aumento de quase 35% em relação a 2015.
São priorizados pela área comercial da Locaweb Corp os segmentos:  financeiro, telecons, seguro e varejo.
“O uso da tecnologia vem crescendo exponencialmente e a solução Big Data as a Service chega para diminuir o investimento que as empresas teriam com a infraestrutura necessária para processar os dados e obter as informações estratégicas para o seu negócio”, conta Everson Todoroki, gerente de produtos da Locaweb Corp.

Sobre Locaweb Corp
Lançada em 2014, a Locaweb Corp é a unidade de negócios da Locaweb criada para atender o mercado corporativo. Com mais de mil projetos e uma equipe especializada, atua como fornecedora de serviços cross-industries. Desta forma, consegue suprir as demandas de diversos segmentos que precisam de infraestrutura de TI customizada, tudo de acordo com as necessidades específicas de cada negócio. Conta com dois Data Centers e capacidade para 25 mil servidores, além de possuir as certificações PCI-DSS Nível 1 – Service Provider e ISAE 3402.
Para outras informações, acesse: www.locawebcorp.com.br
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: