[SUPERCOMPUTADOR] K Computer da Fujitsu é o melhor supercomputador de analise Big data


Fonte: Linkedin


Resultado de uma parceria entre a Fujitsu, RIKEN, o Instituto de Tecnologia de Tóquio, Universidade de Dublin e Universidade de Kyushu, o K Computer foi premiado em primeiro lugar no ranking de Junho do Graph 500. O projeto mede a capacidade de supercomputadores processarem carga intensiva de dados e o produto foi anunciado como ganhador durante a conferência internacional de computação de alta performance (ISC 2015) em Frankfurt, na Alemanha.
Divulgado pela primeira vez em 2010, o ranking Graph 500 tem como objetivo avaliar a capacidade dos supercomputadores sob processamento intensivo de dados ao invés de considerar apenas  a  velocidade. O objetivo é estimular a melhoria da computação envolvendo problemas de dados complexos, como segurança cibernética, informática médica, enriquecimento de dados, redes sociais, redes simbólicas e modelar circuitos neuronais no cérebro.
Para realizar a medição de referência, Koji Ueno, do Instituto de Tecnologia de Tóquio e RIKEN, usou 82.944 dos 88.128 nós de computação do K Computer para resolver uma busca de abrangência em um gráfico extremamente  grande, com 1 trilhão de nós e 16 trilhões de edges em  0,45 segundos. Com essa  marca, o supercomputador alcançou o a primeira posição no ranking com uma pontuação de 38,621 gigaTEPS (arestas por segundo percorrido), aproximadamente o dobro de sua versão anterior.
A premiação denota a excelência do K Computer não só em computação regular paralela, mas também em análise gráfica, que depende diretamente de cálculos irregulares, além de demonstrar sua flexibilidade de utilização em uma grande variedade de aplicações.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: