[INOVADORA] Estados debatem aplicação de soluções de inteligência para a gestão pública na ABEP 2015



Fonte: Agência de Notícias do Paraná

130ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP). Da esquerda para direita, o diretor geral da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Marlos Almeida, o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, o chefe de gabinete da SEPL, Cyllênio Pereira Jr, o presidente executivo da ABEP e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba, Krol Remígio, o diretor geral da Casa Civil, Alexandre Teixeira e o presidente do Conselho de Associadas da ABEP e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará, Theo Pires.Curitiba, 28/05/2015.Foto: Felipe de Moura Vieira

A aplicação da informática pública como instrumento de gestão e de geração de soluções de inteligência aos governos estaduais foi tema de destaque da abertura da 130ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), nesta quinta-feira (28), em Curitiba. O evento segue até amanhã (29) e reúne presidentes das 26 congêneres da Celepar, empresa responsável pela organização dos trabalhos. 

A reunião é coordenada pelo presidente do Conselho de Associadas da Abep e também da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), Theo Pires. Segundo ele, diante dos desafios econômicos enfrentados pelos gestores públicos, o fortalecimento da integração entre as companhias ganha importância significativa, na medida em que elimina desperdícios no desenvolvimento de sistemas já existentes e que se mostram eficazes. 

A opinião é compartilhada pelo presidente executivo da Abep e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), Krol Jânio Remígio. O momento, de acordo com ele, requer planejamento apurado e retenção de gastos públicos, exigindo o compartilhamento de soluções. “Não vamos perder tempo e recursos reinventado a roda, pesquisando e construindo soluções já implementadas em outros estados”. 

MODELO – Pela experiência acumulada em seus 50 anos de atividades no setor público, a Celepar, como informou o presidente Jacson Carvalho Leite, desenvolveu uma metodologia de gestão em tecnologia de informação e comunicação que serve de modelo para as demais congêneres. 

A companhia implantou de forma inovadora um número superior a 400 cases de business intelligence (BIs), tomando por base os 900 sistemas que rodam no Data Center Corporativo do Governo do Estado. Entre eles está o Sistema Informatizado da Defesa Civil (SisDC), premiado neste ano pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas (ONU) como referência de tecnologia na área de Defesa Civil. 

Nesta linha de ineditismo, Leite lembrou que o Paraná é o primeiro Estado a ofertar ferramentas de modernização de gestão aos municípios, por meio de uma loja virtual. A Loja da Celepar (www.lojadacelepar.pr.gov.br ) oferece 19 produtos em diversas áreas de governo, como saúde, administração, transporte, educação e gestão. São eles: portal de transparência, pesquisa online, informações municipais, plano plurianual, manutenção de veículos, ouvidoria, agenda e relacionamento, gestão documental, expresso, ensino a distância, gestor de sites, prefeituras 156, infração de trânsito, informações estratégicas, rede social, sms, gestão hospitalar, data center e rede399. 

Alexandre Teixeira, diretor-geral da Casa Civil, que representou o secretário Eduardo Sciarra na abertura dos trabalhos da Abep, ressaltou que num quadro nacional de economia estagnada e de inflação em alta, cada real investido neste segmento assegura melhoria à governança do Estado. 

AGENDA – Temas como infovia dos estados, ambiente mobile com tecnologia open source, cloud privada e virtualização de processos, compõem a pauta dos trabalhos desta sexta-feira (29). A reunião acontece no Hotel Mabu. 

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação atua no fortalecimento da cooperação entre suas associadas em todo o país há quase quatro décadas. A Abep tem por missão promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas diversas esferas governamentais, fomentando o fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: