[MINERAÇÃO] Mets utilizam tecnologia inovadora para obter maior engajamento com torcedores



Fonte:ESPN

Citi Field, casa dos Mets na MLB

O New York Mets e o SAS anunciaram uma parceria para aprimorar a capacidade de análise de dados, de forma individual, dos fãs de um dos clubes mais populares do beisebol e do esporte americano. O objetivo é proporcionar engajamento entre time e torcedor de forma positiva e significante. Esta iniciativa analítica aplica uma abordagem orientada pelos dados para descobrir o que os admiradores do Mets querem e como eles se comportam - desde quando e onde compram seus ingressos, os assentos que escolhem, quais bebidas preferem e a propaganda que os influencia - para que a organização seja capaz de oferecer experiências impactantes e totalmente customizadas.
Os Mets estão construindo uma rede de engajamento que usa as ferramentas analíticas do SAS para gerar uma visão 360º dos torcedores. Os dados auxiliarão a personalizar a comunicação e as promoções do time. Por analisar as informações de mídias sociais, mobile e e-mail, o time de beisebol poderá medir precisamente os sentimentos dos fãs em relação aos diferentes jogadores e partidas. E, por sua vez, será capaz de interagir com eles nos sites da Major League Baseball (MLB) e no próprio site do clube, em canais de mídias sociais e fóruns públicos com informações que realmente importam para quem ama o esporte e frequenta os estádios.
"Existe um crescimento constante no volume de dados no beisebol e nós estamos procurando constantemente por novas maneiras de analisar essas informações", afirma Lou DePaoli, Vice-Presidente Executivo e Chefe Oficial de Receitas do New York Mets. "O SAS tem sido um grande parceiro na tarefa de analisar os dados e nos mostrar uma maneira única de engajar com nossos fãs. Esperamos continuar essa relação por muitos anos", finaliza.
O New York Mets é uma das muitas organizações esportivas ao redor do mundo que faz uso de Analytics para melhorar a percepção e engajamento dos torcedores por meio de operações, gerenciamento de jogadores e marketing. Aqui, estão apenas alguns:
Orlando Magic
Utilizando Analytics, o Orlando Magic está entre as principais receitas na NBA (Associação Nacional de Basquete), apesar de estar na 20ª posição no mercado. O time realiza esta atividade, estudando a revenda de mercado dos bilhetes para conseguir preços melhores, prever a temporada de desistência dos titulares dos bilhetes (e atraí-los de volta) e analisar concessões e propaganda de produtos para ter certeza que a organização tem o que os torcedores pedem toda vez que frequentam a arena. O clube também utiliza as análises para auxiliar os treinadores a montar o melhor esquema tático.

Major League Soccer 
A lealdade dos torcedores é extremamente importante nos negócios que envolvem o esporte. Quando o Major League Soccer (MLS), liga de futebol profissional dos Estados Unidos e Canada, queria aprofundar o envolvimento dos torcedores, eles se voltaram para o Analytics para obter uma melhor compreensão. Ao invés de enviar e-mails tradicionais, o time queria alcançar os torcedores com informações personalizadas que correspondessem com a afinidade deles com o clube (o campeonato tem 16 clubes nos Estados Unidos e três no Canadá). Para isso, o MLS precisou desenvolver uma base de dados. O primeiro passo no processo foi a integração de dados de diversas fontes internas, incluindo a emissão de bilhetes, propagandas e assinatura digital de todos os clubes da liga. A partir daí, o MLS inseriu uma análise preditiva e a mineração de dados para obter um melhor entendimento por parte dos torcedores. Com essas propostas, o MLS foi capaz de montar um programa de gestão de relacionamento com conteúdo automatizado para aumentar a venda de bilhetes e as oportunidades de propaganda para os clubes.

Toronto Maple Leafs 
O Toronto Maple Leafs - time canadense de hóquei no gelo - planeja utilizar Analytics para analisar aspectos da performance do time e estratégias para a temporada. A iniciativa inclui a aplicação de uma abordagem baseada em dados desde o desempenho dos jogadores até a estratégia on-ice. Esta é a última fase do Toronto Maple Leafs em direção a uma abordagem mais focada no Analytics para complementar a tomada de decisão de hóquei tradicional.
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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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