[PIZZA COM BI] Rede de Pizzaria 1900 se beneficia com o Business Intelligence

Fonte: SEGS

Rede segue os passos das grandes empresas e vem buscando nos recursos do Business Intelligence um diferencial para crescer São Paulo – A demanda crescente da rede paulista de pizzaria 1900, composta por seis unidades, faz com que a quantidade de ingredientes tenha que ser consolidada e recalculada com frequência. Para auxiliar nesta tarefa e para não deixar de atender os clientes, a rede recorre à tecnologia, mais precisamente a uma solução de Business Intelligence (BI).

Desde 2010, a 1900 utiliza o QlikView, solução de BI que contribui para a tomada de decisão dos negócios, implementado pela empresa Inteligência de Negócios. O projeto envolveu as áreas Financeira, Administrativa e de Marketing e contou com cerca de 200 horas de consultoria da equipe da IN para implementação de todo o projeto e a capacitação dos usuários. O investimento da empresa foi de R$ 30.000 e a principal expectativa com a contratação era obter agilidade nos sistemas melhorando a eficiência dos negócios.

Com a consolidação e o cruzamento das informações, a ferramenta vem auxiliando a pizzaria no controle de ingredientes e bebidas, no fluxo de caixa, na demonstração de resultados do exercício (DRE), no cálculo de custos, despesas e vendas, no fechamento do faturamento, entre outras atividades do dia a dia da administração da pizzaria. Além disso, a solução beneficia a área de marketing que pode planejar campanhas segmentadas por meio de dados como vendas por loja, sabor mais vendido, agrupamento de clientes por região e ponto potencial para a abertura de novas unidades.

“Ganhamos eficiência de processos, pesquisas assertivas, rapidez e confiabilidade na tomada de decisão. Com o QlikView é possível agregar muito mais valor aos dados disponíveis. Basta fazer a pergunta certa para conseguir enxergar em detalhes que realmente queremos com informações precisas e estruturadas”, afirma Erik Momo, sócio-proprietário da rede 1900.

No entanto, o caso da rede 1900 não é isolado. A pizzaria segue os mesmos passos de diversas pequenas empresas que vem buscando nos recursos do Business Intelligence um diferencial para crescer. “Organizações de todos os segmentos e portes passaram a entender a flexibilidade e o dinamismo do QlikView como grandes aliados no dia a dia dos negócios”, afirma Jorge Utimi, fundador e diretor de Contas Especiais da IN.

A distribuidora da solução endossa a tendência de que as menores companhias estão adeptas ao BI.  De acordo com a pesquisa da consultoria IDC, em 2010 as pequenas e médias empresas já estavam optando por esse tipo de solução, mesmo utilizando versões mais simples. O dado mostra que a conscientização dos empreendedores vêm crescendo e a implementação do BI nas companhias já é apontada como responsável por diversos resultados positivos, entre eles redução de custos, melhoria de processos e aumento da retenção de clientes.

Sobre a Inteligência de Negócios

Com matriz localizada em São Paulo, a Inteligência de Negócios (IN) atende a todo o país de forma homogênea, atuando em projetos de Business Intelligence em organizações de diversos segmentos e portes. A empresa atua no Brasil desde 2004 e conta com filiais em Porto Alegre, Recife e Brasília. Como Master Reseller do QlikView no Brasil, a IN mantém sua equipe permanentemente treinada. Atualmente, a IN possui cerca de 300 clientes e conta com quatro pilares de ofertas: Plataforma QlikView, Gestão de BI e BD, Serviços QlikView e Academia IN.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: