[HORIZONTES] Mineração de dados atrai bancos

Fonte: MetaAnálise

De olho nessa demanda, a Keepers Brasil reúne uma série de informações nos contratos de financiamento de crédito dos bancos que tem a sua guarda terceirizada.
Com a explosão de informações que circulam em todos os meios, os bancos e instituições financeiras já são um dos setores que mais utilizam a mineração de dados – modelo que analisa e compila uma grande quantidade de dados em busca de respostas para padrões de mercado – para obter vantagens competitivas e facilitar a tomada de decisões.

De olho nessa demanda, a Keepers Brasil, empresa especializada no gerenciamento de informações, passou a reunir uma série de informações nos contratos de financiamento de crédito dos bancos que tem a sua guarda terceirizada. “Não podemos ficar presos às informações dos clientes que estão apenas sobre a nossa gestão. Devemos coletar dados disponibilizados em outros meios, como redes sociais e órgãos de crédito, por exemplo”, explica o diretor da Keepers Brasil, Rodrigo Gutierrez.

Para o executivo, o segredo está em oferecer o serviço de uma forma customizada dentro da área de atuação do cliente. Ao analisar os contratos, apontam as regiões que ocorrem maior inadimplência e qual setor está mais localizado o problema, o que facilita as instituições revisarem seus documentos e serve como ferramenta gerencial. “Criamos um sistema de BI próprio em que os nossos clientes podem acompanhar tudo isso online a qualquer momento. Para isso, investimos R$ 500 mil em hardwares e softwares, apenas em 2012”, revela Gutierrez.

Apesar de o setor financeiro ser um dos mais representativos, a ferramenta pode ser aplicada em todos os segmentos. Os departamentos de RH, por exemplo, já utilizam esses serviços para a prevenção futura de eventuais problemas trabalhistas. “O cliente tem acesso a um painel com informações de incoerências que são geradas após a formalização dos prontuários de funcionários”, destaca o diretor da Keepers Brasil.

A mineração de dados, também conhecida como “Data Mining”, tem sido considerada um modelo eficaz de gerenciamento de informação, utilizada no intuito de facilitar o acesso e a organização às estruturas de inteligência empresarial que auxiliem em decisões de trabalho e formas de atuação nos negócios. Seu objetivo é extrair informações válidas, abrangentes e até mesmo desconhecidas de uma ampla base de dados.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: