[NOVIDADE] Jaspersoft com toolkit para BI em iPad


A fabricante de programas de open source de BI (business intelligence) Jaspersoft acaba de ingressar nas fileiras das empresas que suportam o popular iPad da Apple.
Um novo SDK (software development kit) para o iOS da Apple é uma característica chave da nova versão 4.2 do Jaspersoft, anunciado esta terça-feira.
Com o “toolkit”, os programadores podem desenvolver software de BI nativo para o iPad, de acordo com um comunicado. Ele inclui um conjunto REST (transferência de estado representacional) de interfaces de programação, ferramentas Objective-C e um exemplo de uma aplicação nativa, refere a JasperSoft.
A versão 4.2 também oferece compatibilidade no browser do iPad para “utilizadores que querem desenvolver rapidamente uma solução de BI móvel”, e não precisam da capacidade de resposta adicional e funcionalidade que o poder de desenvolvimento nativo oferece.

Outras características incluem o melhoramento dos relatórios ad-hoc, que permite aos utilizadores reunir e visualizar dados numa variedade de maneiras.

Segundo Brian Gentile, CEO da Jaspersoft, “sabemos que a força de trabalho deseja uma interface de BI elegante e fácil de utilizar, mas a BI móvel raramente é uma solução de ‘tamanho único’ que serve para todos”. No comunicado da empresa, explica que “as organizações têm diferentes requisitos em termos de BI móvel, por isso construímos um kit de ferramentas para soluções incorporadas e fornecemos uma resposta elegante num browser para soluções tradicionais de TI. O novo SDK móvel de fonte aberta da Jaspersoft para programadores de iOS é uma novidade.

O ambiente de desenvolvimento móvel proporciona novas APIs e ferramentas cliente para a construção de aplicações de BI móvel nativas. Assim, a solução móvel da Jaspersoft oferece um ambiente para programadores de aplicações e profissionais de BI, permitindo às organizações maximizarem as vantagens proporcionadas pelos seus dados”.

À semelhança de outros fabricantes de código aberto, a Jaspersoft ganha dinheiro com a venda de assinaturas de apoio e recursos “premium” de “add-on” para a sua suíte principal de software. A empresa declara ter o software de BI mais utilizado do mundo, mas mesmo sendo verdade, essa medida inclui, naturalmente, muitas empresas em todo o mundo que usam a versão da suíte sem qualquer custo.

A principal fraqueza da Jaspersoft ao longo dos anos tem sido a falta de integração e coesão entre os seus vários módulos, reconhece Boris Evelson, analista da Forrester Research.

No entanto, “eles sempre perceberam isso e têm feito um trabalho muito bom para tapar todas as lacunas”, diz.
Entretanto, o novo apoio ao iPad era algo que a Jaspersoft tinha mesmo de fazer, acrescenta Evelson.

“Não há dúvida de que a BI móvel está na moda e o iPad é o dispositivo normalizado ‘de facto’, pelo que praticamente qualquer fornecedor de BI tem algo [para ele] e se não tem, terá em breve”, refere.

Especialistas como Evelson têm apontado os tablets como o prenúncio de um aumento na BI móvel, já que os ecrãs maiores e as interfaces tácteis tornam muito mais fácil e mais agradável para os utilizadores navegarem através dos dados nesses dispositivos, em comparação com smartphones.

A Oracle, a SAS Institute e a Information Builders, entre outros, também já fizeram anúncios de BI para o iPad este ano.
Tags: 
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: