[TENDÊNCIA] Nove tendências de data warehousing

Fonte:ComputerWorld


A Gartner recomenda que os CIO se concentrem na forma como a área de data warehousing vai evoluir: optimização, estruturas flexíveis e estratégias alternativas são vão tornar-se mais importantes.

A área de Data Warehouse vai manter-se como um componente crítico da infra-estrutura de TI, de acordo com a Gartner. Com o aumento das necessidades de Business Intelligence e Business Analytics, a optimização, a flexibilidade de estruturas e e adopção de estratégias vão tornar-se mais importantes.

“O Data Warehouse mantém-se como um dos maiores – se não o maior – repositório de informação nas empresas”, disse o vice-presidente da consultora, Mark Beyer. “Apenas estando cientes das tendências de mercado e como as soluções tecnológicas vão ser conjugadas com as práticas comprovadas é que os CIO podem evitar o desperdício de verbas de orçamento, por má orientação da equipe de gestão do data warehouse.”



As nove tendências:

– optimização e desempenho;

– aplliances de Data Warehouse;

– o ressurgimento dos Data Marts;

– bases de dados de armazenamento em coluna;

– bases de dados in-memory;

– serviços de Datawarehouse em cloud computing;

– Uso mais abrangente de provas de conceito;

– Mistura de volumes de trabalho;

– Utilização de bases de dados open source.



Veja o relatório da Gartner


Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: