[SETOR] Mercado latino-americano de TICs crescerá 6,3% em 2011

Fonte: ComputerWorld


A IDC América Latina divulgou, nesta quinta-feira (20/1), as previsões para o mercado de TI e Telecomunicações (TICs) em 2011.  No total, entidade espera crescimento de 6,3% ante o ano anterior, o que representará gasto total de 74 bilhões de dólares em 2011. A área de software crescerá mais, 8,2%, enquanto o número na área de hardware será de 4,7%.
Se considerado somente o mercado de computação em nuvem, o movimento deve ser de cerca de mais de 200 milhões de dólares em 2011, com previsão de crescimento expressivo anual de cerca de 60% ao ano nos próximos cinco anos, até 2015. Parte desse movimento virá da aceleração da transformação de data centers em nuvem, sobretudo para a prestação de serviços de cloud privada.
No mercado de software, o segmento que deverá crescer é o de análises de negócios, que abrica BI (business intelligence) e BA (business analytics). O avanço será de 10,6% em 2011.
As plataformas sociais também ganham destaque. Após movimentar 50 milhões de dólares em 2010, o mercado dobrará em 2011 e seguirá crescimento rápido nos próximos anos.
Mobilidade
Smartphones, tablets e redes mais rápidas vão gerar mais revolução na América Latina. Segundo a IDC, se em 2009 apenas um em 15 celulares vendidos era smartphone, em 2011 essa relação chegará a cinco para um. Até 2014, o mercado evolui para uma relação de um smartphone para cada dois celulares comuns. Segundo os levantamentos, mercado de smartphones crescerá 70% neste ano.

A IDC prevê que o número de usuários com planos de dados nos serviços móveis crescerá 104% em 2011, ritmo de crescimento que deve se manter até 2013. Ainda segundo a consultoria, isso provocará um novo cenário de serviços móveis, com novos participantes de mercado.
Governo
Para a IDC, os governos terão papel fundamental na adoção de tecnologias da informação e comunicação, principalmente com projetos de modernização do estado, transparência fiscal e iniciativas de governo.
 
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

2 comentários:

Josenildo Almeida disse...

Grimaldo,

Com este tópico sobre o mercado, aproveito para externar um desejo meu e acredito que seja de muitos que por aqui passam. Refiro-me às oportunidades de mercado de BI aqui na Bahia. Particularmente, (acredito que outras pessoas também) tenho dificuldade de encontrar oportunidades na área de BI por aqui...

Fica aí uma sugestão...

Abs,
Josenildo Almeida.

BI COM VATAPÁ disse...

Caro Josenildo, importante sua colocação. Acredito que com a expansão do Sul do País as oportunidades migraram para lá, mas acho que o mercado baiano reage e espero em breve estar divulgando oportunidades por aqui, um abraço.