[PRA VALER] Demanda por soluções de BI no modelo SaaS aumentará em 2011

Para quem não acreditava que tirar leite de pedra não era possível na área de BI enganou-se de novo, parece que BI nas nuvens veio para ficar, apesar de ser uma coisa muito nova as pessoas estão apostando tudo nesta novidade.

Então, vamos abrir os olhos e devemos estar preparados, a área de BI se transforma a cada dia e com certeza se esta for a tendência, que venha para contribuir!!!.

Mãos à obra!!!.  

 Fonte:ComputerWorld 


A busca por soluções de inteligência de mercado baseadas em sistemas SaaS (Software as a service – software em forma de serviços, em tradução livre do inglês) na nuvem, deve continuar a aumentar, segundo os analistas de mercado.



Também na lista de segmentos de grande interesse das organizações estão tecnologias que permitem a análise em tempo real de grandes volumes de dados, o monitoramento de redes sociais e as soluções de BI (business intelligence) móveis.

"Apesar de não serem nenhuma novidade, esses segmentos vão ganharão força em 2011", afirma o analista da Forrester, James Kobielus.

 
BI modular

Para Kobielus, 2011 será o ano em que plataforma de BI modular vai ganhar espaço de uma vez por todas. Junto dela, estarão ferramentas de geração de relatórios desenvolvidas para captar requisições de dados via web para complementar a capacidade de análises mais precisas por parte do usuário final.

O analista ressalta que o uso desse ferramental capacita empresas a gerar dados sem precisar de mão de obra altamente especializada ou profundos conhecimentos técnicos. “Com base nessas soluções, empresas poderão gerar relatórios apurados que contenham apenas as informações interessantes às suas atividades”, afirma.

Entre os fornecedores que deverão fomentar esses segmentos estão IBM, SAP, Information Builders, Tibco Software, QlikTech e Tableau Software.

SaaS BI

A maior disponibilidade de ferramentas para BI posicionadas na nuvem e seguindo modelo SaaS pode aumentar a adesão de empresas às soluções de inteligência de mercado.

Entre as empresas que já partiram para o uso de soluções BI em SaaS está a fabricante de acessórios femininos Bernard Chaus Inc. Nela, os programas de BI realizam o monitoramento do desempenho de seus produtos na prateleiras onde são vendidos.

Semanalmente os dados são analisados por executivos de marketing à procura de maneiras para incrementar a venda dos produtos.

Para o executivo David Stiffman, que ocupa as cadeiras de CFO e de COO, simultaneamente, na Bernard Chaus, "avaliar o comportamento do consumidor com relação a determinados estilos pode ajudar a determinar a criação e o desempenho de futuros produtos”. “Para tal”, continua, “basta decidir estrategicamente o que será oferecido aos clientes em uma tentativa de atrair o público para seus produtos”.

Para acomodar a solução de BI, Stiffman optou por contratar os serviços da afiliada IBM, Sky Group. Com base nas soluções providenciadas pela organização, Stiffman consegue consolidar as informações de vários pontos de venda em um único local e dispensa o investimento em estrutura interna de BI. “É fundamentalmente uma questão de corte de custos. Contratar terceiros para esse serviço reduz sensivelmente o investimento”, diz.

Hadoop

Em desenvolvimento no mercado de BI, o framework Hadoop deve ganhar parte da atenção das empresas em 2011. Quem aposta nisso é o analista da Ventana Research, David Menninger. Organizações como a IBM, a Pentaho, a Cloudera e a Karmasphere já oferecem implementações de Hadoop.

As soluções em Hadoop oferecem uma maneira de analisar volumes enormes de dados. A tendência é a aplicação do sistema na análise de informações de mídias e de redes sociais.

Para Menninger, o mercado ainda não compreendeu o potencial intrínseco ao sistema Hadoop e seu impacto nas grandes estruturas de TI.

BI Open source

Kobielus, da Forrester, espera um aumento na procura por softwares de código aberto. Nesse segmento concorrem as empresas Pentaho, Infobright, Jaspersoft, Talend e LucidDB.


A Pentaho, por exemplo, é a que oferece o maior elenco de soluções na plataforma Hadoop, ao passo que as outras empresas oferecem tecnologias inovadoras que, lentamente, ganham espaço no mercado.

O apelo dessas tecnologias é a capacidade de constantemente suportar o processamento de volumes altos de dados sem ter seu desempenho afetado por isso. Na perspectiva do CDO da Bango, Tim Moss “isso é extremamente importante e tem dimensões inéditas para o mercado”.

Depuração em tempo real

Kobielus acredita ainda que as empresas devem prestar cada vez mais atenção a produtos como a plataforma de análises de alto desempenho da SAP, batizada de HANA.

O analista diz que em 2011, a tendência regente será a transferência das cargas de trabalho para o ambiente de memória de cachê. “Se isso não ocorrer em 2011, definitivamente não passa de 2012”, finaliza.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: