[PESQUISA] Consultoria analisa benefícios do BI de código aberto

Caro, não vou negar que trabalho com ferramentas pagas no meu dia a dia, com excessão da ferramenta open source TALEND que para mim é uma das melhores do mercado para ETL.

No que tange ao uso de ferramentas OLAP, realmente ainda não encontrei uma que fosse tão boa quanto as que utilizo na minha empresa (caso alguém conheça uma open source incrível, por favor me encaminhe o link) , então encontrei um artigo sobre a empresa FORESTER que avaliou algumas ferramentas "código aberto" e deixou sua opinião, acho importante para discutirmos.

Fonte: Computer World






As ferramentas de Business Intelligence (BI) baseadas em código aberto apresentam os mesmos benefícios de qualquer outra solução open source, contudo, esses ambientes contam ainda com algumas lacunas. A conclusão faz parte de um relatório divulgado pela consultoria Forrester Research.
Uma das conclusões do estudo é que o BI de código aberto se diferencia das soluções tradicionais pela necessidade de um baixo investimento inicial e por opções flexíveis de suporte e integração. Além disso, a Forrester aponta que empresas usuárias dessa modalidade tendem a ter equipes de desenvolvimento bastante engajadas em aprimorar as ferramentas, de acordo com as necessidades da organização, em função da liberdade que esse tipo de plataforma proporciona.
O levantamento aponta, por outro lado, que as soluções não têm todos os recursos encontrados em versões mais avançadas (e pagas) oferecidas pelos próprios fornecedores. De forma geral, os usuários que querem funcionalidades como segurança integrada, ferramentas de escalabilidade e conexões de dados a fontes populares geralmente têm de pagar por isso.
De qualquer forma, o relatório destaca que, apesar de nem sempre as soluções contarem com todos os itens necessários para atender às demandas corporativas, apresentam componentes individuais que podem trazer economias importantes e atender demandas específicas do negócio. Sendo assim, a consultoria indica o uso dessa plataforma no caso de testes e em situações que as organizações demandem projetos específicos.
“Existem determinados componentes individuais que podem ser aproveitadas por profissionais de TI indecisos entre versões comerciais e open source”, informa o estudo da Forrester.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: