[MINERAÇÃO DE DADOS] Computadores aprendem a entender 'sentimentos' de tweets em português

Caro, evidente que Business Intelligence e Mineração de Dados tem tudo a ver. Esta semana estava lendo uma reportagem no portal G1 sobre uma nova ferramenta na área de mineração de dados que analisa padrões do que as pessoas discutem nas redes sociais.

Esta ferramenta capaz de identificar padrões em frases no idioma, foi desenvolvida por pesquisadores de Pernambuco.

Ela é baseada em algoritmos que utilizam técnicas de inteligência artificial para encontrar estes padrões.

Assim como eu, curta a novidade.

Fonte: G1

Relatórios mostram quantidades de tweets
sobre determinado assunto, classificação e
nuvem de hashtags. (Foto: Reprodução)



Relatórios mostram quantidades de tweets sobre determinado assunto, classificação e nuvem de hashtags.


Se às vezes é difícil para você entender o que seus amigos querem dizer com algumas mensagens no Twitter, imagine para um computador, acostumado com outro tipo de linguagem.

Um pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) trabalha em um projeto que, entre outras aplicações de inteligência artificial, busca facilitar a comunicação entre máquinas e humanos usando mensagens publicadas no serviço de microblog.

Mestrando em mineração de dados no Centro de Informática da UFPE, Marcel Pinheiro Caraciolo, de 25 anos, se uniu a outros estudantes e empresários para desenvolver um programa que processa linguagem natural (as línguas faladas pelos humanos, como inglês e português) para entender sentimentos em tweets sobre determinados assuntos. Nos testes feitos até agora, o programa apresentou nível de acerto de 80% nas classificações de mensagens como positivas, negativas ou neutras, segundo Caraciolo. O processo é chamado de análise de sentimento.



continua...
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: