[DEFINIÇÃO] Business Intelligence: qual a melhor definição para o tema?

Fonte: ComputerWorld


O que representa o BI (Business Intelligence)?  A questão pode parecer bastante óbvia, já que trata-se de uma tecnologia que não é nova no mercado. Contudo, basta olhar um pouco mais a fundo para as aplicações e as ferramentas de desenvolvimento para entender que existem diversos pontos nebulosos em relação ao entendimento do termo e que a própria indústria diverge em relação ao que significa esse tipo de solução.

Entre as definições mais aceitas está aquela que aponta o BI como um guarda-chuva que se refere a uma variedade de aplicações usadas para analisar e organizar uma série de dados. Em outras palavras, esses sistemas pegam vastas quantidades de dados e as transformam em um modelo visual - a partir de gráficos e tabelas – que permitem uma análise sofisticada das tendências de negócio.

Com o intuito de avaliar se os especialistas concordam com essa definição, a CIO/EUA perguntou a alguns profissionais do setor: qual a melhor definição para o BI? A seguir, acompanhe as respostas:

Mery Adrian, analista e consultor em TI, que já passou por empresas como Forrester Research, Giga, Sybase e Information Builders
Business Intelligence é a aplicação de técnicas analíticas para informações sobre condições de negócio no sentido de melhorá-las - de uma maneira automatizada, mas com a interpretação e respostas humanas. A imprecisão de muitos dos termos, no entanto, permite que os fornecedores e analistas redefinam a categoria, o que fazem com frequência.

Steve Anthony, CIO da consultoria de negócios Charles River Associates
Um sistema de negócios que inclua uma estrutura de busca efetiva e acessível, acurada, em tempo real, com métricas de negócio e relatórios que permitam aos líderes das áreas de negócio se manterem informados para tomar decisões. Isso é fácil de dizer, mas difícil de fazer corretamente e envolve mudanças na forma como a organização conduz uma busca efetiva, bem como a necessidade por uma boa base de dados para tomar ações, com o objetivo de otimizar a performance corporativa.

Tom Davenport, professor de gestão e TI e coautor do livro Analytics at Work: Smarter Decisions, Better Results
Eu vejo o BI como todas as coisas que as empresas fazem para melhorar a gestão e a organização dos dados. Para mim, inclui relatórios e análises, embora exista muito mais a olhar. De qualquer forma, eu penso que o termo BI está sendo rapidamente suplantado por "business analytics".

William Swislow, CIO and vice-presidente sênior de produtos do site de venda de veículos Cars.com

Business intelligence é a informação acessível que resulta das principais atividades da companhia e pode ser usada para agregar, relatar e analisar os principais caminhos para o negócio.

Ray Wang, consultor na área de estratégia corporativa do Altimeter Group e autor de um blog sobre a próxima geração de BI

A habilidade para que a pessoa certa receba a informação adequada e no momento correto para tomar a melhor decisão.
Talvez, no final das contas, business intelligence seja todas as coisas já faladas e nenhuma delas. BI é como cada organização se define em relação à necessidade de tornar os processos de negócio mais eficientes; a forma como os usuários precisam acessar as informações corporativas para fazer seu trabalho melhor; e, por fim, as ferramentas tecnológicas que asseguram que tudo isso vai acontecer da forma mais adequada possível.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: