[Reportagem] A profissão do futuro: Web Intelligence

Caro, este post é de Marcela Daniotti, que assina uma coluna no iMasters, é do ano passado, mas nunca esteve tão atual, leia e tire as conclusões. Ainda está em dúvida se vai trabalhar com Business intelligence? Acho que agora acabou, forte abraço.

Fonte: iMasters


A explosão das vendas online e das iniciativas em web marketing trouxe muitos desafios para as companhias que estão à procura de novos clientes.
Atualmente, faz parte da estratégia de sobrevivência e sucesso de qualquer empresa ter foco em análises web mais profundas, uma vez que o novo marketplace de nossa Era é, sem dúvidas, a Internet. Entretanto, a web mostra-se como um céu cheio de nuvens; falta alguém que consiga enxergar uma pequena brecha azul para obter toda a compreensão há tanto tempo esperada. Ou melhor, faltava.

O que é Web Intelligence?

A grosso modo, é a concretização dos objetivos do seu website. Esses objetivos podem ser:
  • Vender produtos e/ou serviços;
  • Publicar conteúdo informativo;
  • Agregar e fornecer bancos de dados;
  • Desenvolver a parte institucional de uma companhia;
  • Criar comunidades;
  • Etc.
Atingir qualquer um desses objetivos depende exclusivamente de como seus visitantes se comportam e interagem com seu site. Inteligência, nesse aspecto, não significa ter milhões e milhões de Page Views somente; pensar assim é quase como rasgar dinheiro.
Não se preocupe... A maioria das empresas não age desta forma. Mas você, que trabalha numa empresa perfeita, com gestores perfeitos e métricas perfeitas, já faz isso. Correto?
Não? Não faz?
Mas fará! Acredite, vale a pena. Após conhecer um pouco mais sobre o que já está sendo chamado de "ciência", você será capaz de usar inteligência real da web para redistribuir os seus gastos com marketing para atrair, reter e converter verdadeiros web customers, e não somente visitantes, como a maioria gosta de chamar.
Temos que:
Web Analytics: é o processo de medição, coleta, análise e produção de relatórios de dados de navegação e interação com o objetivo de entender e otimizar o uso dos sites e páginas na Internet.
Business Intelligence: é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios.
Logo:
Web Analytics + Business Intelligence = WEB INTELLIGENCE
Apesar de o conceito de Web Intelligence não ser tão recente, somente nos últimos tempos a importância adequada tem sido notada.
O profissional de Web Intelligence deve ter em mãos a responsabilidade de transformar dados em decisões estratégicas. Para isto, é importante ter amplo conhecimento em:
  • Web Analytics;
  • Data Warehousing;
  • Ferramentas de B.I;
  • Branding;
  • Posicionamento de produto/marca;
  • Website design;
  • Database marketing.
Além disso, espera-se desse executivo que seja simpático a novas tecnologias e possua pensamento analítico.
Será que vale a pena investir nessa carreira?
That's all, folks!
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: