[Reportagem] Mineração de Dados - além do BI


Caro, como você sabe sou estatístico antes mesmo de ser analista de Business Intelligence. DW  e Mineração de Dados, as duas áreas, são "irmãs siamesas", portanto vou colocar aqui uma série de reportagens do grande profissional Mauro Pichiliani (que é mestre em computação, possui as certificações MCP, MCDBA, MCT e MCTS e atua como consultor de banco de dados com enfoque na área de tunning).


Estas reportagens dão uma visão excelentes sobre os algoritmos de Datamining (Mineração de Dados) e vai permite que você também mergulhe nesta área. 

Veja que poder, um exemplo seria: Se o DW lhe informe o quanto a sua empresa ganhou neste ano vendendo produtos para os clientes da Bahia, a Mineração de Dados lhe dirá se estes mesmos clientes tem uma tendência a permanecer comprando estes produtos (fidelização) e de quais produtos eles tem mais chance de continuar comprando.

Imagine que poder!!!!, leia a reportagem.

Reportagem 1: Regras de Asociação

Reportagem 2Séries Temporais

Reportagem 3: Árvores de Decisão


Reportagem 5Algoritmo K-means

Reportagem 6 :Regressão Linear


Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: