[LIVROS] Ensinamentos para sempre sobre BI


Pessoal, leiam breve relato de Alexandre Lopes, grande conhecer sobre BI, falando dos livros que não podem faltar na cabeceira de um desenvolvedor DW, segue:

Biblioteca do Alexandre Lopes – Business Intelligence e Data Warehouse


Pessoal, geralmente me perguntam quais os livros que estou lendo, já lí ou recomendo para leitura. Livro para mim é questão de gostar ou não; existem livros que já ouvi falarem maravilhas mas comprei e acabei não gostando por algum motivo.

Separei os livros em categorias para que fique mais fácil compreender e escolher o livro mais adequado para cada situação, ok? Aqui eu listei os livros “sagrados” para qualquer profissional de Business Intelligence e envolvido com Data Warehouse. São clássicos do Ralph Kimball, o que eu mais me envolvi foi o de ETL (“The Data Warehouse ETL Toolkit”) . Até hoje eu pego esse livro e tiro duvidas e lembro de dicas que havia esquecido. O “The Microsoft Data Warehouse Toolkit” me serviu na época em que comecei a me envolver com Data Warehouse “de verdade” (por volta de 2005). Ao invés de pegar os famosos “step-by-step” comprei esse livro confiando no Kimball. Não me arrependo, e recomendo até mesmo para quem está entrando no mundo do Data Warehouse, é um livro muito interessante.

Seguindo com as dicas, não poderia deixar NUNCA de ler o “The Data Warehouse Toolkit”, verdadeira biblia do Data Warehouse. O “Lifecycle Toolkit” é legal para entender o ciclo de vida de um projeto de Data Warehouse.
Kimball_01-Biblioteca Kimball_02-Biblioteca Kimball_03-Biblioteca Kimball_04-Biblioteca BrianLarson-DeliveringBusinessINtelligenceSQLServe2008-Biblioteca
Recomendo também a leitura do livro  “Delivering Business Intelligence Microsoft SQL Server 2008” do Brian Larson. Comprei ano passado e li de uma tacada só. Ótimas dicas, comprando na Amazon voce pode ler os comentários dos compradores e praticamente ganhou 5 estrelas de todo mundo. Tem quase tudo que voce precisa para dar start no seu projeto de BI… o resto voce aprende na prática e nos blogs e sites especializados.

É isso. Em um próximo post coloco os livros de SQL Server que tenho por aqui e estou lendo, já lí ou vou ler futuramente quando estiver com mais tempo (24 horas por dia está pouco, para mim seria preciso ter 32 horas o dia).

Recomendo antes de comprar pesquisar no site da Amazon, ver as considerações dos compradores, as “estrelinhas”, e alguns permitem ler o conteúdo do livro e alguns capítulos. Seguindo essa dica, dificilmente você comprará um livro que não atenda as suas necessidades, ok?
Abraços,


Alexandre Lopes
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: