[REPORTAGEM] Como implantar BSC?

Pessoal, excelente post sobre BSC e seus desafios por Carlos Ossamu. Após a construção do BI, BSC é o principal projeto a ser desenvolvido pelas empresas, pelo menos as que competem firme no mercado!!!, leiam é bastante interessante.

Fonte: Info Abril

Há cerca de quatro anos, implantamos o Balanced Scorecard, que trouxe uma visão mais ampla, tirando o foco exclusivamente da questão financeira e forçando a considerar as outras perspectivas, como o mercado, os processos e as pessoas, com métricas concretas. Optamos pelo módulo de BSC da SAP, que é a plataforma de ERP que usamos, e a implementação ocorreu de forma tranqüila. O maior desafio foi o gerenciamento de mudança, um trabalho que englobou desde a realização de treinamentos sobre como usar o sistema e visualizar os indicadores até o comprometimento da organização em explorar as potencialidades do BSC. Agora, ao estabelecer metas e planos de ação, os usuários conseguem ter uma visão mais ampla, acompanhando indicadores baseados em métricas e mapas estratégicos, com bandeiras sinalizadoras nas cores vermelho, amarelo e verde. Estamos preparando o sistema para que seja alimentado automaticamente com dados queestão disponíveis no ERP, principalmente aqueles de natureza financeira. Isso evitará o trabalho de colocar manualmente as informações, agilizando o processo."
Jorge Luís Moukarzel / CIO da Siemens

"Começamos a discutir o uso de um sistema de Balanced Scorecard em 2000, pela necessidade de aprimorar a metodologia de planejamento e gestão. O mercado oferece várias soluções, mas optamos por um fornecedor pequeno, chamado Binara Informática, de Santa Catarina, que reunia duas características interessantes: código aberto e experiência na Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista. O BS3 estáem operação desde 2001, alimentado por um sistema de gestão desenvolvido internamente, que roda em Unix com banco de dados Adabas/Natural. Nas diversas áreas da empresa, há coordenadores do sistema, que fazem o input dos dados, para a visualização da gerência. São cerca de 160 usuários do BS3 no total, incluindo os de usinas do interior em Paraibuna, Ilha Solteira, Três Irmãos, Primavera, Jaguari e Jupiá. Como a determinação de usar uma solução de BSC veio diretamente da presidência da companhia, que acompanhou de perto o projeto, não houve resistências internas e a implementação foi tranqüila."
Oswaldo MamoruNakano / Gerente da divisão de sistemas e processamento de dados da Cesp
.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: