[EMPRESA] Casadinha - BI & Gerenciamento Estratégico da Empresa

Caros, é óbvio que o BI foi basicamente criado para gestores, apesar da área operacional utilizar e muito dependendo do perfil da empresa, gostaria de mostrar a vocês o quanto é importante hoje em dia pensar o gerenciamento estratégico da empresa através do uso do BI.

O BI conterá todas as "facas e queijos" que vocês imaginarem para montagem dos indicadores da empresa, e nada mais justo que utilizá-lo para este fim, veja um exemplo deste bom uso.



Herc implementa SAP BusinessObjects

Empresa do segmento de plásticos, a Herc investiu na implementação do SAP Business Objects, em projeto conduzido pela Sysprice, com o objetivo de atender à necessidade de observar de maneira mais macro seus dados do ERP.

A primeira fase do projeto, que teve a duração de dois meses, foi composta pela instalação da ferramenta e overview, além da criação do primeiro Data Warehouse. Inicialmente os esforços foram concentrados na área comercial, onde já existiam análises do antigo BI implementado e havia um domínio da linguagem de negócios utilizada por parte da área de TI.



A Herc busca informações para o DW através do ERP, e esse sofre constantes atualizações, por isso, a opção escolhida foi a construção de visões independentes como interface de comunicação. Desta forma, as atualizações no ERP que vierem a modificar a estrutura das tabelas serão adaptadas facilmente.


Estamos implementando nosso planejamento estratégico e levantando indicadores. Está será a primeira etapa do projeto. Pretendemos fazer com que a solução seja a ferramenta mais utilizada pelos gestores no Planejamento Estratégico”, informa o gerente de TI da Herc, Cristiano Baez.


O executivo complementa que a segunda fase será reservada exclusivamente aos treinamentos da ferramenta, pois segundo Baez, essa etapa envolve dedicação total do profissional.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: