[LIVROS] NOVA RESENHA DE MARÇO - LIVROS SOBRE DADOS

 




Nesta resenha, analisamos dois livros de introdução à linguagem SQL, uma ferramenta essencial no mundo da programação e do gerenciamento de bancos de dados. O primeiro livro, "Introdução à Linguagem SQL: Abordagem Prática Para Iniciantes" de Thomas Nield, destaca-se por sua abordagem prática e clara, enquanto o segundo, "Use a cabeça! SQL" de Lynn Beighley e Michael Morrison, é conhecido por sua abordagem lúdica e visual. Ambos os livros têm o objetivo de ajudar os iniciantes a compreender os fundamentos do SQL, mas cada um apresenta suas próprias vantagens e desvantagens, que serão exploradas nesta análise comparativa.

  1. Introdução à Linguagem SQL: Abordagem Prática Para Iniciantes Autor: Thomas Nield
  2. Link: Introdução à Linguagem SQL: Abordagem Prática Para Iniciantes

Prós:

  1. Abordagem prática: O livro de Thomas Nield é elogiado por sua abordagem prática, fornecendo aos leitores exemplos claros e aplicáveis para entender e praticar a linguagem SQL desde o início.
  2. Explicação clara: Os conceitos são apresentados de forma clara e acessível, tornando-o ideal para iniciantes que podem não ter experiência prévia em programação ou bancos de dados.
  3. Exercícios e problemas: O livro oferece exercícios e problemas que permitem aos leitores praticar e consolidar o que aprenderam.

Contras:

  1. Profundidade limitada: Alguns leitores podem sentir que a profundidade dos tópicos cobertos é limitada, o que pode ser um obstáculo para aqueles que desejam uma compreensão mais detalhada de SQL.

  1. Use a cabeça! SQL Autores: Lynn Beighley, Michael Morrison   
  2. Link: Use a cabeça! SQL

Prós:

  1. Abordagem lúdica: O livro é conhecido por sua abordagem lúdica e visual, usando elementos como quebra-cabeças, jogos e ilustrações para ajudar os leitores a assimilar os conceitos de SQL de forma divertida e envolvente.
  2. Profundidade dos tópicos: Os autores conseguem cobrir uma ampla gama de tópicos de SQL, fornecendo uma compreensão sólida e abrangente da linguagem.
  3. Estilo de escrita acessível: A linguagem é acessível e fácil de entender, mesmo para aqueles sem experiência prévia em programação ou bancos de dados.

Contras:

  1. Foco excessivo em metáforas: Alguns leitores podem achar que o uso excessivo de metáforas e elementos visuais pode, por vezes, distrair do conteúdo principal e dificultar a compreensão para aqueles que preferem uma abordagem mais direta.
  2. Exemplos menos práticos: Embora o livro forneça uma compreensão sólida da teoria por trás da linguagem SQL, alguns leitores podem achar que os exemplos práticos são menos proeminentes em comparação com outros recursos.

Enfim, tanto "Introdução à Linguagem SQL: Abordagem Prática Para Iniciantes" quanto "Use a cabeça! SQL" oferecem recursos valiosos para quem deseja aprender SQL. Enquanto o livro de Thomas Nield se destaca pela sua abordagem prática e direta, ideal para aqueles que desejam mergulhar rapidamente na aplicação da linguagem, o livro de Lynn Beighley e Michael Morrison oferece uma jornada mais lúdica e visual, que pode atrair leitores que preferem uma abordagem mais divertida e envolvente. A escolha entre os dois dependerá das preferências individuais do leitor em relação ao estilo de aprendizado e à profundidade desejada na compreensão do SQL. Em última análise, ambos os livros têm o potencial de fornecer uma base sólida para o domínio desta linguagem fundamental no mundo da tecnologia da informação.


Conheça outros livros da área de dados

<CLIQUE PARA TER A LISTA COMPLETA>

Boa Leitura!

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: