[ARTIGO] Por que devemos conhecer as disciplinas bases para ser bons engenheiros e analistas de dados

 




Ei, você, que está começando sua jornada na área de dados, ou você, que já está atuando na área há algum tempo! Hoje eu quero falar sobre algo que é fundamental para se tornar um profissional de dados de sucesso: o domínio das disciplinas básicas da área.

Você já parou para pensar por que é tão importante estudar disciplinas como banco de dados, SQL, levantamento de requisitos, governança de dados, qualidade de dados e entendimento de regras de negócio? A resposta é simples: essas são as bases que sustentam todo o trabalho na área de dados.

Sem um bom entendimento de bancos de dados e SQL, por exemplo, você não conseguirá extrair informações úteis das suas fontes de dados. Sem saber fazer um bom levantamento de requisitos, você não saberá quais informações são importantes para o negócio e, portanto, não conseguirá atender às necessidades da empresa.

Além disso, é importante ter habilidades como pensamento crítico, análise de dados, resolução de problemas e comunicação efetiva. Um profissional de dados deve ser capaz de trabalhar em equipe, entender as necessidades do negócio, desenvolver soluções criativas e apresentar resultados de forma clara e objetiva.

Por isso, se você quer se destacar na área de dados e ser reconhecido como um profissional de sucesso, não deixe de dar a devida importância às disciplinas básicas. Estude, se aprofunde, pratique e desenvolva suas habilidades. E lembre-se: a área de dados está em constante evolução, então nunca pare de aprender!

Um possível diálogo com um usuário que solicita uma solução para análise de dados:

Usuário: Olá, estou precisando de uma solução para analisar os dados de vendas da minha empresa. Podem me ajudar?

Analista de dados: Claro, podemos sim! Antes de começarmos a construir a solução, gostaria de entender um pouco mais sobre o que você precisa. Quais são as perguntas que você gostaria de responder com essa análise de dados?

Usuário: Eu gostaria de saber qual foi o faturamento total da empresa no último ano, quais são os produtos mais vendidos e em quais regiões do país tivemos mais vendas.

Analista de dados: Entendi. E onde você armazena esses dados de vendas? Você tem algum sistema que já coleta essas informações?

Usuário: Sim, nós temos um sistema que registra todas as vendas realizadas. Além disso, também temos um banco de dados onde armazenamos esses dados.

Analista de dados: Ótimo. Para começarmos a levantar esses dados, precisamos saber quais tabelas e colunas do banco de dados contém as informações que precisamos. Você tem essas informações disponíveis?

Usuário: Sim, eu tenho a documentação do banco de dados aqui comigo.

Analista de dados: Perfeito. Vamos começar analisando essas informações para identificar as tabelas e colunas que precisamos extrair para responder às suas perguntas.

A partir daí, o analista de dados pode realizar consultas SQL no banco de dados para extrair as informações necessárias e construir visualizações de dados que respondam às perguntas do usuário. Um possível insight que poderia ser encontrado é que, apesar de a região Sudeste ser a que mais vende em termos absolutos, a região Sul tem a maior média de vendas por cliente, indicando um potencial de crescimento nessa região.

Então, se você está começando sua jornada na área de dados ou quer se aprimorar ainda mais, não deixe de dar atenção às disciplinas básicas e desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um profissional de excelência. Acredite, isso fará toda a diferença na sua carreira.

Caso deseje se aprofundar em cursos que tragam este conteúdo, veja abaixo:

CURSO DE FORMAÇÃO NA ÁREA DE DADOS, COM TODAS AS DISCIPLINAS BÁSICAS INFORMADAS NESTE ARTIGO

Inteligência de Negócios | BI PRO

CURSOS TÉCNICOS NA ÁREA DE DADOS

https://is.gd/CURSOSDADOSGRIMALDOOLIVEIRA

LIVRO EXPLICANDO DETALHES SOBRE CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE DADOS

BI Como Deve Ser - O Guia Definitivo

Qualquer dúvida escreva para mim: grimaldo_lopes@hotmail.com

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: