[PREPARADO?] 5 tendências da evolução do Analytics e BI, segundo o Gartner



De acordo com Jim Hare, vice-presidente de pesquisa do Gartner, a inteligência está no centro de todos os negócios digitais. Por conta disso, as organizações e os líderes de TI devem continuar a fazer da análise e Business Intelligence (BI) sua principal prioridade de investimentos em inovação. Confira as principais tendências do setor, segundo a consultoria:

Análise aumentada

A análise aumentada utiliza o machine learning para automatizar a preparação de dados, os insights, a ciência de dados, o desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina e o compartilhamento de informações.
Com o seu amadurecimento, a análise aumentada se tornará um recurso essencial das modernas plataformas de análise, fornecendo informações para toda a organização em menos tempo, com menos requisitos e com menos viés do que as atuais abordagens manuais.

Cultura Digital

O desenvolvimento de uma cultura digital eficaz pode ser o primeiro e o mais importante passo de uma organização que inicia sua jornada de transformação digital. "Iniciativas de alfabetização de dados, ética digital, privacidade, dados para o bem de empresas e fornecedores abrangem a cultura digital", observa Hare.
Qualquer organização que pretenda extrair valor dos dados e estiver em sua jornada em direção à transformação digital deve se concentrar no desenvolvimento da alfabetização de dados. Os analistas do Gartner esperam que essa prática tenha impacto sobre todos os funcionários, tornando-se não apenas uma habilidade de negócios, mas uma habilidade essencial para o mercado de trabalho.
Preocupados com o aumento da inteligência artificial (IA), da sociedade digital e das fake news, pessoas, empresas e governos estão cada vez mais interessados ​​na ética digital. Os líderes de Data & Analytics (D&A) devem investir em discussões sobre ética digital para garantir que os dados e as soluções tecnológicas sejam utilizadas de forma ética para conquistar a confiança do público.
Sobre o assunto, o Gartner prevê que, até 2023, 60% das organizações com mais de 20 cientistas de dados precisarão de um código de conduta profissional incorporando o uso ético de D&A.

Análise de Relacionamento

O surgimento da análise de relacionamento destaca o crescente uso de técnicas gráficas, de localização e de análise social para entender como diferentes entidades de interesse - pessoas, lugares e objetos - estão conectadas. A análise de dados não estruturados e em constante mudança pode fornecer aos usuários informações e contexto sobre associações em uma rede, além de insights mais aprofundados que melhoram a precisão das previsões e da tomada de decisões.

Inteligência de Decisão

Os líderes de D&A recorrem a dados de ecossistemas em constante movimento. Isso exige que os profissionem usem diferentes técnicas para gerenciar dados de maneira eficaz. A imprevisibilidade dos resultados dos modelos de decisão atuais geralmente é resultado da incapacidade de explicar as incertezas relacionadas ao comportamento desses modelos em um contexto de negócios. Para a otimização dos resultados, a inteligência de decisão fornece uma estrutura que reúne técnicas tradicionais e avançadas para projetar, modelar, alinhar, executar, monitorar e ajustar modelos de decisão.

Operacionalização e Escalonamento

O número de casos de Analytics e Business Intelligence está crescendo rapidamente. Cada vez mais organizações desejam trabalhar com dados, e mais interações e processos precisam de análises para automatizar e escalar. Os serviços e algoritmos de análise estão sendo utilizados em diferentes setores e organizações de todos os portes. Seja como estratégia corporativa ou para otimizar as operações, as ferramentas de análise e os dados estão sendo aplicados em locais que as pessoas jamais imaginariam poucos anos atrás. Esse cenário está oferecendo uma nova dimensão ao conceito de "análise em todos os lugares".
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: