[ACOMPANHAMENTO] Dados na gestão de pessoas: reduza custos e controle o desempenho da sua equipe


Fonte: Big Data Business 





Não há dúvidas sobre a importância da análise cuidadosa dos dados para a gestão de um negócio. Mas você já observou como usa essas informações para a gestão de pessoas? E que, ao controlar o desempenho dos colaboradores em cada projeto, consequentemente, há uma redução de seus custos?
Segundo o boletim do The Conference Board sobre produtividade mundial, são necessários 4 brasileiros para produzir o mesmo que um norte-americano. O estudo de 2016 aponta ainda que a produtividade brasileira é a pior desde a década de 1950. A informação só ratifica o fato de termos que evoluir muito nossa performance enquanto país.
Em menor escala (ou o que isso significa para o seu dia a dia), tem a ver com os dados que você e sua empresa registram sobre o desempenho dos colaboradores e como (ou se) os utilizam. Esse processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores pode ser definido como People Analytics, métricas que ajudam o gestor na tomada de decisão. O ideal, como um primeiro passo, seria se perguntar: quanto tempo cada pessoa investe em cada tarefa? Quanto vale a hora de cada colaborador? Quais projetos/clientes são mais rentáveis para a sua empresa? As pessoas estão priorizando as demandas conforme essa importância?
Se você não pode medir ao menos um desses aspectos, provavelmente, está perdendo dinheiro. Antonio Carlos Soares, CEO e co-fundador do Runrun.it(software de gestão de projetos), sempre provoca as pessoas com a seguinte constatação: “Sem controlar o tempo, você não controla os prazos. Sem prazos, você não controla sua credibilidade. Sem controlar o tempo, você não controla os custos. Sem custos, você não controla sua lucratividade. E se você não está controlando nem sua credibilidade nem sua lucratividade, afinal, o que está gerenciando?”.
O acompanhamento do uso de seus recursos pode ser feito com uma ferramenta que disponibilize relatórios e gráficos em tempo real. A centralização do trabalho em uma ferramenta como o Runrun.it, que controla tempo investido em cada tarefa e projeto, melhora os processos da empresa, mapeando gastos e possibilitando ações emergenciais. O software, aliás, nasceu da dificuldade de gestores em se adaptar a metodologias de gestão de projetos já existentes – por sua rigidez e complexidade. Quando o planejamento é transposto para uma ferramenta e a execução é registrada, você saberá para onde olhar para reduzir custos.
Além disso, a gestão de desempenho coloca sua empresa à frente dos concorrentes – porque, acredite, poucas empresas fazem um controle tão preciso para saber resolver seu problema não só de produtividade como de qualidade das entrega. Vamos falar aqui sobre os desafios mais comuns e como solucioná-los para reduzir custos:

LEIA MAIS EM: CLIQUE AQUI

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: