[CONHECENDO] Cientista de dados: que profissão é essa?



Fonte: Big Data Business


*Este artigo foi originalmente publicado em 27/01/16 e seu conteúdo foi atualizado e estendido em 03/07/2017
Processar, analisar, perceber. O Data Scientist, ou cientista de dados em português, é um profissional que ainda está em plena descoberta. Tanto do mercado, quanto de si mesmo.
Não basta dominar as ferramentas de análise de Big Data ou ser especialista na gestão de estatísticas complexas. É preciso mais.
O que fazer com o volume e a variedade de dados? O que eles significam? Como analisá-los em tempo real? O que isso pode gerar de negócios, conhecimento, melhorias, transformações? Todas essas perguntas apontam para o cientista de dados. 
E ainda é preciso tomar cuidado com a autoestima exagerada que ronda o mercado: muitos acham que têm esse perfil, mas não é bem assim. E eles não estão fazendo análise de dados, mas apenas amontoando essas informações. 

Siga o futuro 

Ainda em 2012 a Gartner, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, já anunciava: o Brasil precisará de 500 mil pessoas capacitadas para trabalhar com Big Data. É a ponta de lança para os profissionais mais corajosos em desbravar um campo ainda em construção. 
São vagas para um profissional que precisa estar capacitado, tanto para usar as ferramentas que se desenvolvem à velocidade da luz, quanto para ter a noção do todo, do global, transformando em soluções os números e dados espalhados pelo mundo.

Qual é a formação do cientista de dados?

O cientista de dados não precisa ter sido criado e nascido na Tecnologia da Informação. No filme O Jogo da imitação (2014), vencedor de melhor roteiro adaptado do Oscar 2015, matemáticos, estatísticos e linguistas tentam quebrar o código da Enigma, máquina que criava o sistema de informação nazista.
Foi preciso uma equipe multidisciplinar para entender o que os números e dados recebidos diariamente diziam. É assim com a análise de dados. Geógrafos, estatísticos, cientistas sociais, jornalistas e também o cientista da computação são as muitas mãos que movem esse caldo denso de informações.
Contudo, é claro que certas formações, como Estatística, Ciência da Computação, Matemática e Ciências Econômicas pavimentam melhor o caminho de quem deseja se tornar um cientista de dados.

CONTINUA.....
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: