[SEMPRE] Estratégia digital precisa partir da alta direção, diz pesquisador





O digital entrou no topo das prioridades das empresas. Essa estratégia, contudo, não irá adiante caso a cúpula diretiva das companhias, ou o board, não comprar a ideia. O alerta é do pesquisador, mestre e doutor em comunicação, Dado Schneider, que se apresentou na Campus Party, evento de tecnologia e internet que acontece nesta semana, em São Paulo.
“Tem de ser de cima para baixo”, afirmou. Como exemplo, ele citou o Magazine Luiza, que já na gestão do jovem Fred Trajano transformou a gigante do varejo, considerada hoje uma das mais digitais do País. 
“Se o pessoal de cima não compra a ideia, não adianta ter pessoas brilhantes embaixo que a estratégia não vai se espalhar. Com isso, gera-se um problema enorme na carreira de talentos: quanto mais moderno o profissional for em uma empresa que não é moderna, mais frustrado ele ficará.”
Empreendedorismo e dadosRicardo Cappra, cientista de dados, dividiu o palco da Campus Party com Schneider para abordar temas relacionados ao digital. E, como não poderia deixar de ser, ele se aprofundou sobre a cultura de dados e sua relação com o empreendedorismo. 
Segundo ele, nos próximos anos, empreendedores que basearem suas decisões exclusivamente no feeling estarão fadados ao fracasso. “A empregabilidade vai privilegiar aqueles que tiverem provas ou conseguirem medir o que estão dizendo”, afirmou.
Schneider concordou com Cappra e acrescentou que conhece muitas empresas que acumulam informações, mas, ao final, não fazem nada com eles. “O grande legado de big data é o fato de ter dados precisos para tomar decisões mais assertivas”, sentenciou.
O pulo do gato na análise de dados, contudo, afirmou Cappra é traduzi-los para os negócios. “Costumo dizer que torturamos os dados até que eles confessem algo. Mas não adianta organizar os dados, se não tiver pessoas para traduzi-los”, orientou. O especialista lembrou que hoje está na moda a caça por cientistas de dados. Afinal, é um cargo que paga bem e tem status, mas encontrar um é como localizar um unicórnio.
“O cientista de dados perfeito é a junção de três competências: exatas, tecnologia e tradução de negócios. O conhecimento desse talento tem de ser tão profundo que é melhor encontrar pessoas que se complementem do que tentar ser esse profissional completo”, recomenda.
A preocupação com a tradução para a linguagem de negócios, inclusive, foi ressaltada por Cappra. É nesse momento que o analista de business intelligence (BI) e o cientista de dados têm trabalhar de mãos dadas. “O cientista trata os dados e o profissional de BI pergunta o uso dos dados”, explicou.
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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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