[EXPANSÂO] Vivo cria núcleo de BI e Big Data em departamento com 120 profissionais

Fonte: Canaltec



Anunciado pela Vivo nesta segunda-feira (25), o Vivo Data Labs é a nova criação da operadora no segmento de business intelligence (BI) e Big Data. O departamento contará com 120 profissionais, dos quais 49 são cientistas de dados, e dados colhidos e analisados pela equipe serão usados em projetos nas áreas de redes, comercial e marketing da operadora. 
Em 2015, a companhia conseguiu aumentar em dezoito vezes sua capacidade de processamento de informações, e para 2016 pretende multiplicar essa capacidade em 87 vezes. “Essas ferramentas nos permitem analisar o comportamento de clientes no uso de serviços de telecomunicações, assim como explorar toda malha de informações de redes fixa e móvel, e gerar ações comerciais ou operacionais para melhorar a experiência do assinante - sempre respeitando sua privacidade”, declarou a empresa em uma nota enviada à imprensa. “As informações são analisadas de forma agregada e sua análise leva também as ações para o grupo, e não individualizadas”, explica. 
Essas informações analisadas são alterações no volume do tráfego de internet e voz em determinada região, ou ainda o aumento na qualidade de ligações para o call center, bem como informações sobre tipologia da rede e dados geográficos que indicam locais com maior incidência de problemas, desde furtos a rompimentos de cabos.
 O Big Data será usado, por exemplo, para identificar e solucionar problemas massivos na rede fixa (que contempla voz e dados). Na prova de conceito, que foi realizada no início do ano, o projeto reduziu em 70% o tempo de identificação e solução desse tipo de problema, com mais de 85% de precisão no diagnóstico. Outro projeto em andamento diz respeito à otimização e dimensionamento de rede móvel, também com o objetivo de melhorar a experiência do assinante. 
 A Vivo vem usando, ainda, a técnica estatística Machine Learning de computação cognitiva - que ensina o computador a analisar informações e a gerar insights. A tecnologia vem sendo aplicada há cerca de seis meses em algumas frentes como o Next Best Action (que acompanha o ciclo de vida do cliente para antecipar suas necessidades), e a Predição de Churn (tomada de medidas para evitar que o cliente cancele seu contrato com a empresa).

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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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