[BOA NOTÍCIA] ORACLE LEVA A PLATAFORMA SPARC PARA A NUVEM.


Fonte: EBusiness



A Oracle anunciou novas e importantes incorporações à plataforma SPARC que, por primeira vez, levam à nuvem a segurança avançada, eficiência e simplicidade. Desenvolvidas no novo microprocessador SPARC S7, as últimas funcionalidades à plataforma SPARC, incluem novos serviços em nuvem, sistemas projetados e servidores.  
Enquanto os benefícios de negócios da nuvem pública são cada vez mais claros, muitas organizações ainda não migraram suas cargas de trabalho empresariais, devido aos temas de desempenho, segurança e gerenciamento. Para ajudar a eliminá-las e permitir às organizações que movam com segurança suas cargas de trabalho para a nuvem, a nova plataforma SPARC é projetada para melhorar economicamente a migração para a computação em nuvem para os aplicativos de negócios mais críticos e para escalar, de modo horizontal.
As novidades da plataforma SPARC foram criadas em base ao novo e revolucionário microprocessador 4.27 GHz, 8-núcleos/64-fios SPARC S7, com prestações de software em silício, tais como memória lacrada em silício e aceleradores para análise de dados, que oferecem a mais alta eficiência por núcleo da indústria, e permite às organizações a executarem todas as dimensões da plataforma SPARC na faixa de preços de commodities. Todos os aplicativos comerciais e customizadas existentes podem ser executadas nas novas soluções e serviços SPARC de forma inalterada, com melhorias significativas na segurança, eficiência e simplicidade.
"Estamos ainda nas fases iniciais de adoção da computação em nuvem e, conforme o mercado vai amadurecendo, as organizações irão migrar cada vez mais suas cargas críticas de trabalho corporativas para a nuvem", disse John Fowler, vice-presidente executivo de Sistemas da Oracle. "Para permitir aos nossos clientes tirarem proveito desta próxima fase da nuvem para acelerar a inovação, reduzir custos e impulsionar o crescimento do negócio, nos focalizamos em serviços de nível empresarial comprovados, tais como a plataforma Oracle SPARC na Oracle Cloud".       
Algumas das características-chave na nova plataforma SPARC incluem:
  • Segurança sem esforço: As últimas incorporações à plataforma SPARC foram projetadas para segurança e conformidade, e utilizam as capacidades de memória lacrada em silício com o objetivo de abordar ataques de malware e erros de programação. Cifras de criptografia de chave ampla e de hash permitem uma nuvem totalmente encriptada, com menos de dois por cento de sobrecarga no desempenho. Além disso, a segurança é reforçada por meio de boot verificado e conteúdo imutável, o que impede alterações não autorizadas, atualizações de execução garantidas e uma cadeia confiável e segura de e fornecimento de hardware e software que não depende de intermediários. 
  • Eficiência inovadora: Valendo-nos da vantagem das API abertas no processador e dos aceleradores de análise de dados integrados, que oferecem um desempenho em de análise 10 vezes maior abarcando aplicativos empresariais, de grandes volumes de dados e aplicativos em nuvem, as últimas incorporações à plataforma SPARC reduzem a latência e o custo. Quando comparados aos servidores x86, os servidores S7-2 e S7-2L totalmente integrados incrementam em até 100 por cento a eficiência por núcleo, oferecem 1,7 vezes mais eficiência de desempenho Java por núcleo e 1,6 vezes mais eficiência de desempenho OLTP de bases de dados por núcleo, e mais de 2 a 3 vezes a largura de banda para aplicativos em nuvem e análise de alto tráfego.
  • Simplicidade direta: Tomando a integração a um passo além do servidor, o sistema de engenharia MiniCluster S7-2 da Oracle simplifica drasticamente os quatro aspectos mais desafiantes da computação corporativa: segurança e conformidade; alta disponibilidade; aplicação de patches e administração e ajuste de desempenho. Através da eliminação de uma plataforma padrão ou OS, e reduzindo o tempo e o esforço na administração de segurança de bases de dados, o novo sistema de engenharia permite às organizações:
    • Sistemas seguros por default por meio da eliminação de exigências de especialização em segurança corporativa.
    • Monitoramento e auditoria de conformidade automática, em função de manter o estado seguro do sistema no transcurso do tempo.
    • Obter resiliência de serviço sem esforço, tirando partido de uma operação de alta disponibilidade, concebida para hardware e software
    • Garantir que a plataforma esteja sempre atualizada com as mais recentes otimizações de software e segurança com um simples pacote completo de aplicativos de patches
    • Melhorar o rendimento de bases de dados e aplicativos através de um ajuste de automático de desempenho.
Os novos serviços em nuvem baseados no processador SPARC S7 oferecem o baixo custo das plataformas commodity x86 e importantes e econômicas funcionalidades corporativas para segurança e analítica com software de silício. Estas incluem novos serviços em plataforma Oracle Cloud Compute, o sistema de engenharia MiniCluster S7-2 da Oracle e os servidores SPARC S7. Estes novos produtos são projetados para serem perfeitamente integrados à infraestrutura existente e incluem virtualização e gerenciamento totalmente integrados para nuvem.
O novo serviço Oracle SPARC Cloud, que é agora parte da plataforma SPARC, é um serviço de computação dedicado a fornecer às organizações uma plataforma simples, segura e eficiente na nuvem. O novo serviço amplia o conjunto completo de serviços em nuvem fornecidos por Oracle, para auxiliar às organizações a rapidamente construir e implementar aplicações completas - ou estender as de Oracle Cloud - em um nível de plataforma em nuvem corporativa.
Para ampliar os benefícios de segurança e desempenho dos sistemas concebidos da SuperCluster da Oracle para computação de tamanho médio, a Oracle também apresentou o Oracle MiniCluster S7-2. Com o aplicativo e de compatibilidade plenas de bases de dados com SuperCluster M7, o Oracle MiniCluster permite que as organizações reduzam os custos de hardware e software a uma fração do custo das soluções de commodities. O novo sistema projetado da Oracle é suportado por aplicativos multiusuários e/ou de consolidação do banco de dados, de demandas de computação de escritórios/filiais remotos e ambientes de teste/desenvolvimento.
A Oracle também introduziu novas incorporações à linha de produto do servidor SPARC que ampliam o portfólio do M7/T7 para escalar cargas de trabalho ampliadas e em nuvem em atrativos novos itens de baixo custo. Os novos servidores SPARC S7 de dois encaixes estão disponíveis em diferentes opções de configuração que são otimizadas tanto para computação ou armazenamento e densidade IO, e incluem prestações de descarga de software em silício para prevenção de ataques de malware, sem comprometer a aceleração da encriptação e analítica de dados.

Fonte:https://www.oracle.com/br/corporate/pressrelease/oracle-brings-sparc-s7-to-the-cloud-20160629.html
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: