[CONHECIMENTO] ESTRADA DOS TIJOLOS DE OURO – APRENDER BUSINESS INTELLIGENCE E SEUS DESAFIOS




Não foi nada fácil para mim aprender a trabalhar com Business Intelligence, muitos foram os percalços que encontrei na minha caminhada, andei por muitas “estradas esburacadas”, onde  os buracos eram representados pelos conceitos e entendimentos errados sobre como construir um projeto de Business Intelligence e por quais desses eu deveria seguir.
Imaginar que a filosofia Ralph Kimball e Bill Inmon, respeitáveis nesta área,  eram as estradas pedagiadas que eu deveria percorrer e que com certeza por mais caro que fosse o “ticket” com certeza eu chegaria no meu destino, pensei comigo “estes caras também começaram de alguma forma, com ou sem caminhos estabelecidos, por que não fazer o meu”
Então em 2003 pensei, com o certificado de especialização de Mineração de Dados  “Data Mining” em mãos e uma graduação em dados  (Bacharel em Estatística), por que não posso traçar o meu caminho na busca da estrada dos tijolos dourados como meus mentores.
Com isso, nasceu uma forma de trabalho e aprendizagem que comecei a compartilhar com todos os meus alunos e colegas de trabalho que apresento aqui:
BLOG  BI COM VATAPÁ (www.bicomvatapa.blogspot.com): link direto onde poderia discutir e apresentar aos iniciantes e profissionais da área de Business Intelligence tudo que acontece de novidades no mercado: cursos, ferramentas lançadas, material de estudo, novidades sobre Big Data, Sorteio de Cupons para cursos e muito mais. Procurei um canal direto entre aqueles que como eu buscavam o seu caminho e já se passaram 5 anos. 
Site Aprenda Virtual (www.aprendavirtual.com): já professor desde 1997após a graduação,  a dificuldade em promover cursos e aproximar pessoas de outras regiões era muito grande, pensei: como faço para tudo isso que eu aprendi possa ser compartilhado com outros profissionais? Desta maneira, surgiu em 2010 o site de cursos especializados em Business Intelligence Aprenda Virtual. Com mais de 1500 alunos inscritos no Brasil e exterior (Angola, Moçambique, Venezuela) com cursos desde o processo inicial de elaboração de um modelo de dados adequado até a sua construção em ferramentas open source e de mercado utilizando softwares em ETL e OLAP. O Aprenda Virtual consolidasse como referência em cursos de: Modelagem de Dados para DW, PL-SQL, SQl para Oracle, ETL OWB para ORACLE, Pentaho Business Intelligence, Shell Script para Linux, Administração em Linux, Excel para Análise de Dados, Mineração de Dados (WEKA) e Linguagem R

 

Livro BI COMO DEVE SER (www.bicomodeveser.com.br): tinha em mãos em 2013 muito material de diversos projetos práticos, muitas experiência, pois já se passaram 10 anos desde a especialização (2003). Meu colega de trabalho Diego Elias fez-me uma proposta “Grimaldo, vamos escrever um livro diferente de tudo que há no mercado, um livro com conceitos e práticas diretas, onde o leitor saberá construir um projeto de BI do zero”. Relutei a aceitar, pois tudo estava na minha mente e seria difícil resgatar tantas anotações, pois bem, Diego com seu conhecimento extraordinário na área de construção de projetos de BI  e com muita perseverança lançou comigo em 2014 o livro tão sonhado, naquele momento lançávamos uma documentação que mudaria completamente o caminho dos profissionais para o sucesso. O livro aborda desde o levantamento dos dados com o gestor através da técnica inédita conhecida como Matriz de Necessidades – apresentada no Congresso Internacional de Educação no Chile TISE 2013 – até a busca dos descritores, métricas e relacionamentos entre os dados nos sistemas transacionais da empresa pela técnica inédita de Fonte de Dados, culminando com todas as informações para a construção de uma modelagem multidimensional  eficiência e extremamente funcional. Lançado em E-book com todos os documentos disponíveis aos leitores, com um exclusivo canal direto para retirada de dúvidas o livro se tornou rapidamente em mais um dos integrantes das equipes de BI pelo Brasil.

Guia Rápido – Resumo BI – Concursos e Profissionais (www.resumoti.com): Depois de tantos projetos e aulas, cursos, palestras e seminários, surge a necessidade solicitada pelos alunos e profissionais de um guia sobre BI que coloque de forma direta e em poucas palavras todos os conceitos sobre a área. Juntamente com o consultor de Business Intelligence e DBA  Juracy Almeida, criamos em 2015 um resumo direto, fácil e bem comentado sobre os principais assuntos : O que é Business Intelligence, O que é Data Warehouse, O que significam as tabelas Dimensão e Fato, Mineração de Dados suas técnicas e tarefas, ferramentas de marcado, Big Data, dentre outros assuntos. Enfim, tudo muito comentado com 50 questões dos principais concursos públicos
   Com tantas alternativas construídas, e muitas outras que surgirão, inicio a construção da estrada dos tijolos de ouro, pedra por pedra, o que rendeu neste tempo muito conhecimento, amizades, ajuda aos alunos e colegas nos seus mais diversos projetos e a construção de uma turma seleta que discute, participa e ajuda a área de Business Intelligence a crescer nas empresas. E que apareçam mais quilômetros nesta caminhada.


Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: