Buscando estar mais competitiva no mercado, a IBM está lançando seu próprio serviço de armazenamento de dados baseado na nuvem, oferecendo às empresas a possibilidade de analisarem dados com tecnologias mais avançadas e evitando problemas e atrasos oriundos do funcionamento de sistemas similares dentro das próprias companhias.
O IBM DashDB Enterprise MPP (Processamento Massivo Paralelo, na sigla em inglês) disponibiliza um serviço de data warehouse totalmente gerenciável, economizando custos para as organizações e aborrecimentos com dificuldades técnicas em se desenvolver um sistema similar.
"Você costumava ter que passar por uma série de passos para chegar aos dados. Isso está mudando. As pessoas agora querem acesso imediato aos dados", declarou Derek Schoettle, gerente geral da IBM para serviços de dados na nuvem.
Com o lançamento do serviço, a IBM entra em um mercado que já conta com o Redshift da Amazon, o SQL
Data Warehouse da Microsoft, além de outros serviços oferecidos por startups, como a Snowflake Computing e Coolodata.
Um data warehouse oferece um local para formatação e armazenamento de dados para que se possa analisá-los profundamente, eliminando a necessidade da realização de tal análise no próprio banco de dados principal, o que gera atraso e diminuição no desempenho.
Segundo Schoettle, o DashDB oferece uma solução ideal para empresas que querem buscar informações com base em dados muito pesados para serem executados em um banco de dados.
Graças à arquitetura MPP, o serviço da IBM consegue realizar trabalhos com um alto número de dados em um tempo muito mais rápido. Essa arquitetura permite que todo o conteúdo seja carregado na memória dos servidores para acelerar o tempo necessário para processar as consultas.
Um dos novos clientes da IBM, que utiliza o DashDB, descobriu que a solução reduziu o tempo médio de suas consultas para quatro segundos, enquanto as mesmas consultas costumavam levar horas para serem concluídas.
O serviço possui suporte ao portfólio de soluções de tecnologia de análise da IBM, como o Watson Analytics, Cognos e Netezza. O DashDB também pode ser integrado com softwares de business intelligence de terceiros, como a Looker, a Aginity e a Tableau. Além disso, dados não estruturados em JSON (JavaScript Object Notation) podem ser utilizados no DashDB graças à integração com a tecnologia de banco de dados IBM Cloudant, adquirida pela empresa em 2014.
0 comentários:
Postar um comentário