[CRIATIVIDADE] Big data desenvolvido no Brasil pela EMC simplifica criação de aplicações


Fonte: ConvergênciaDigital



A EMC  lançou nesta terça-feira, 24/03, no Rio de Janeiro, a plataforma Federation Business Data Lake, que integra em uma única suíte todos os elementos para a construção da infraestrutura de um Big Data, reduzindo o prazo de implementação de nove meses para apenas uma semana.
A plataforma facilita a implementação de um Business Data Lake – repositório de dados estruturados e não estruturados – e inclui storage EMC II; plataforma de virtualização VMWare; camada lógica analítica Pivotal Big Data Sute, com opções hadoop Claudera e Hortonworks e integração com  SAS e Tableu;  além da plataforma de desenvolvimento Pivotal Cloud Foundry.

Karin Breitman, cientista-chefe do Centro de Pesquisa, explica que, diferentemente de um repositório de um data warehouse, um Data Lake dispensa as etapas de ETL - Extract Transform Load (Extração Transformação Carga) sendo alimentado por dados brutos e oferecendo maiores possibilidades de análises.
O diretor de serviços de consultoria para a América Latina, Guilherme Bujes, destaca que uma das vantagens da plataforma é que as empresas passam a contar com atendimento integrado e um único ponto de suporte técnico. Para a implementação do projeto, as empresas passam antes por uma análise para se avaliar o nível de maturidade em que se encontram para a implementação de um Big Data.

“As empresas podem estar prontas, nesses casos indicamos a implementação do Federation Business Data Lake. As que não estiverem prontas mas estiverem motivadas propomos uma prova de valor de oito a 12 meses. E as empresas que estão indecisas oferecemos um workshop de um dia para identificar os principais casos de uso. Se houver consenso, partimos para a prova de valor”, diz Bujes.
Lançamento mundial, a solução foi apresentada no Centro de P&D na EMC, no Parque Tecnológico da UFRJ, que abriga o maior laboratório de Big Data do Brasil. Junto com o lançamento da plataforma Federation Business Data Lake, estão sendo apresentados casos de uso que facilitarão a implementação de projetos de Big Data nesses setores. Dois, dos oito casos de uso que serão lançados, foram desenvolvidos no Brasil por pesquisadores do Centro de P&D em um modelo de co-inovação com as empresas e instituições usuárias.

O primeiro é o Predictive Asset Management, solução para manutenção preditiva para motores rotativos como turbinas de energia, aviação e usinas de açúcar e álcool. O parceiro que cedeu os dados para a criação do case não foi revelado. O segundo caso de uso é de cidades inteligentes desenvolvido em conjunto com a prefeitura do Rio e que poderá ser adotado por diversas cidades no mundo. Em conjunto com a prefeitura, a EMC está desenvolvendo uma plataforma sobre a qual poderão ser desenvolvidas aplicações para as áreas de transporte e saúde.

A primeira aplicação será utilizada para informar ao cidadão os horários de paradas dos ônibus e para o gerenciamento pela prefeitura da malha de transporte público para a melhor definição de rotas e monitoramento e controle dos acordos de níveis de serviço com as empresas de transporte. A oferta do aplicativo ao cidadão é fundamental para que a prefeitura passe a contar com dados sobre o deslocamento da população, sem precisar de depender de outras fontes que retêm os dados do cidadão como a ferramenta Waze. A solução ficará disponível no Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: