O mercado batia na tecla de que faltava à salesforce.com um sistema robusto de análise de dados. A empresa, agora, pretende mudar essa percepção com o lançamento do Wave, uma ferramenta de analytics que roda em nuvem.
“O legado atual de tecnologias de análise não foi feito para o volume de dados visto hoje em dia”, afirmou Stephanie Buscemi, vice-presidente de soluções analíticas em nuvem da provedora.
Fruto de dois anos de trabalho de engenharia, o Wave roda no topo da plataforma core da salesforce. Com isso, possui integração com aplicações de CRM (sigla em inglês para gestão de carteira de clientes), suporte e algumas facilidades na relação com outros aplicativos desenvolvidos na plataforma.
A fabricante defende que o novo serviço vem com abordagens diferentes de outros sistemas analíticos: baseia-se em pesquisa com dados armazenados de forma otimizada, o que permite exploração mais rápida e interativa na busca por respostas feitas pelos usuários.
Outra vantagem, enumera a salesforce.com, versa sobre o fato de que tal abordagem permite que departamentos de TI não necessitam juntar repositórios de dados tradicionais.
A interface do Wave não é uma simples lista textual de resultados de pesquisa. Ao invés disso, o sistema aplica camadas de visualização dinâmica de dados. O sistema também fio otimizado para rodar em dispositivos móveis.
Cerca de 30 parceiros da fabricante já começam a trabalhar comercialmente a solução. Nessa lista estão Accenture e Deloitte.
A salesforce.com disse não ter intenção de posicionar o discurso da ferramenta como substituo de sistemas mais robustos de business intelligence, como SAP Business Objects ou Oracle Hyperion. “Não vamos até o CIO tentar vender o Wave como um BI corporativo”, comentou a VP. A ideia reside em uma abordagem focada em “clientes-chave” das áreas de vendas, serviços e marketing.
A ferramenta ganha disponibilidade de mercado ainda nesse mês de outubro. Clientes poderão baixar uma versão mais simples do sistema em lojas de aplicativo como a Apple Store. A especificação de preço do sistema completo deverá ser revelando ainda nos próximos dias.
0 comentários:
Postar um comentário